25 mar 2014 - 14h20

Em rodada decisiva, Furacão joga pela classificação

O confronto desta quarta-feira (26), contra o Vélez Sarsfield, vale muito para o Atlético. O resultado dessa partida pode encaminhar a classificação do Rubro-Negro, ou incendiar de vez a disputa por uma vaga nas oitavas-de-final da Libertadores.

No dia do aniversário de 90 anos do Furacão, uma vitória pode presentear a torcida não apenas com a liderança do Grupo 1, mas também com a classificação antecipada para a próxima fase. Mas, para isso, o Rubro-Negro não depende apenas de seus esforços.

Hoje, Atlético e Vélez dividem a liderança do Grupo 1, empatados com 9 pontos e iguais também em todos os critérios de desempate (saldo de gols, gols pró e gols marcados fora de casa). Caso a fase de grupos fosse encerrada assim, o primeiro colocado seria definido por sorteio. Logo atrás dos dois está o The Strongest, com 6 pontos, e quem ocupa a lanterna é o Universitario, que ainda não pontuou.

Assim, para garantir a classificação antecipada, além de derrotar o Vélez o Furacão precisa torcer para que o Universitario, jogando em casa, consiga ao menos um empate contra o The Strongest. Nessa hipótese, o Rubro-Negro chegaria a 12 pontos e não poderia mais ser alcançado pelos bolivianos, que ficariam com 7 e apenas uma rodada (3 pontos) a ser disputada.

Outro resultado que pode classificar tanto o Atlético quanto o Vélez é um empate, desde que o Universitario vença o The Strongest. Com isso, brasileiros e argentinos vão a 10 pontos, não podendo mais ser alcançados pelos bolivianos e peruanos, que ficariam com 6 e 3, respectivamente. A última rodada serviria apenas para definir o primeiro do grupo.

Por outro lado, em caso de vitória do The Strongest sobre o Universitario, independentemente do vencedor do confronto entre Atlético e Vélez Sarsfield, a definição fica para a última rodada. Isso porque os bolivianos iriam a 9 pontos e ainda teriam chances de ultrapassar ao menos um dos dois. O Universitario já está matematicamente eliminado e joga apenas para cumprir tabela nas duas últimas rodadas.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…