18 abr 2014 - 0h01

A bola vai rolar!

A partir deste domingo, as atenções do torcedor atleticano se voltam ao Campeonato Brasileiro. Quando a bola rolar para Atlético x Grêmio, em Florianópolis, começa a ser traçada a história do Furacão na competição, com um objetivo bem definido: melhorar ou pelo menos igualar a campanha do ano passado, quando terminou na 3ª colocação.

A missão não é das mais fáceis, e o Atlético “renovado” em comparação ao grupo do ano passado vive um momento de reestruturação interna completa, com vários atletas afastados do grupo principal e poucas novidades confirmadas, o que gera um clima de desconfiança do torcedor.

Outro ponto contra é a suspensão de 9 jogos imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), devido à briga de torcedores com vascaínos na última rodada de 2013. Por conta disso, o time jogará quatro jogos com portões fechados, podendo ser em Curitiba, e cinco com a presença de torcida, mas obrigatoriamente em outra cidade distante pelo menos 100 km da capital paranaense. A primeira partida em Curitiba e com presença de torcida será apenas na última rodada do 1º turno.

Com vários pontos contrários, o clube se vale da tradição da raça e do sangue forte para mais uma vez surpreender. O primeiro duelo é contra o Grêmio e até o dia 07 de dezembro, ao longo de 38 rodadas, o grande desafio é tornar realidade na bola aquilo que o torcedor já se acostumou a gritar nas arquibancadas: QUERO GRITAR CAMPEÃO!!!

Conheça os adversários

Para começar o Brasileiro bem informado sobre todos os detalhes dos nossos adversários, a Furacao.com preparou o Guia do Brasileirão 2014, com todas as informações sobre os nossos 19 oponentes na competição.

O principal diferencial deste conteúdo é que ele é inteiramente voltado ao torcedor atleticano. Por isso, em cada ficha há detalhes como confrontos contra o Furacão e ex-atletacnos que atuam em cada equipe.

Participaram da elaboração do Guia os colaboradores da Furacao.com: Caio Gondo, Danillo Ribeiro e Gabriel Sawaf.

Confira tudo sobre as equipes que vão movimentar a elite do futebol nessa temporada, arrisque seus palpites e prepare a sua torcida!


ATLÉTICO
Em meio à turbulências internas após a eliminação da Libertadores, o Furacão chega ao Campeonato Brasileiro sem saber o rumo do seu futuro. Sem contar mais com Adriano e Manoel, o comando técnico de Miguel Ángel Portugal não aspira muita confiança entre os torcedores rubro-negros. Apesar do elenco principal ter jogado somente a Copa Libertadores da América deste ano, o ruim desempenho em todo campeonato continental colaborou em muito para esta desaprovação externa. Além destes problemas internos e externos, até agora, não se sabe quem são os 11 titulares da equipe. A estrutura se manteve muitas vezes, mas Bruno Mendes, Mosquito e Nathan ainda brigam por uma vaga. O esquema 4-4-2 em linha foi utilizado em todos os oito jogos oficiais de Miguel Portugal, mas em nenhum a equipe convenceu. O time-base é: Weverton; Sueliton, Cleberson, Drausio e Natanael; João Paulo, Paulinho Dias e Felipe (Marcos Guilherme); Marcelo, Éderson e Mosquito (Bruno Mendes).


ATLÉTICO-MG
Presidente: Alexandre Kalil
Sugestão de site: www.atletico.com.br
Estádio: Raimundo Sampaio (Independência)
Títulos: 1 Copa Libertadores, 1 Campeonato Brasileiro, 2 Copa Conmebol, 1 Brasileiro Série B e 42 Campeonatos Mineiros.
Técnico: Paulo Autuori
Time-base: Victor; Marcos Rocha, Réver, Otamendi e Alex Silva; Pierre, Leandro Donizete, Diego Tardelli e Ronaldinho Gaúcho; Fernandinho e Jô.
Fique de olho: Alex Silva
Ex-atleticano: Pedro Botelho
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético-MG 1×2 Atlético e Atlético 1×0 Atlético-MG
Data dos jogos contra o Atlético: 03/08 em Minas Gerais e 02/11 em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: Vice-campeão
Análise: O Galo é o atual campeão da Copa Libertadores e, ainda com fortes investimentos, apesar da enorme dívida, a equipe entra no Brasileiro como uma das favoritas ao título. Apesar de ter ficado com o vice-campeonato no Estadual, o time se classificou em primeiro no seu grupo da Libertadores 2014. Com o multicampeão Paulo Autuori no banco e com jogadores do nível de Victor, Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli em campo, o Atlético-MG será um difícil adversário do Furacão no certame nacional.


BAHIA
Presidente: Fernando Roth Schmidt
Sugestão de site: www.ecbahia.com
Estádio:Arena Fonte Nova
Títulos: 2 Campeonatos Brasileiros, 2 Copas do Nordeste e 45 Campeonatos Baianos
Técnico: Marquinhos Santos
Time-base: Marcelo Lomba; Diego Macedo, Demerson, Titi e Pará; Fahel, Rafael Miranda, Lincoln e Anderson Talisca; Maxi Bianccuchi e Rhayner.
Fique de olho: Rhayner
Ex-atleticanos: Marquinhos Santos, Fahel, Rafael Miranda, Branquinho e Marcão
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 1×0 Bahia e Bahia 1×1 Atlético
Data dos jogos contra o Atlético: 24/08 em Curitiba e 23/11 na Bahia
Situação no Campeonato Estadual 2014: Campeão
Análise: A equipe da “boa terra” chega para o Brasileiro como campeã baiana em cima de seu maior rival, o Vitória. O título pode dar um gás inicial ao time, porém, o esperado é que o Bahia faça uma campanha não muito diferente da que fez em 2013, quando ficou em 14° com 48 pontos. A legião de ex-atleticanos que a equipe possui pode ser um diferencial para que a equipe baiana fique melhor colocada.


BOTAFOGO
Presidente: Maurício Assumpção
Sugestão de site: http://www.botafogo.com.br/
Estádio: Maracanã
Títulos: Bi campeão Brasileiro (1968 e 1995); Copa Conmebol (1993)
Técnico: Vagner Mancini
Time-base: Jefferson, Edilson, Bolivar, Dória, Júlio César, Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wágner, Lodeiro, Wallyson e Ferreyra.
Fique de olho: Dória, jovem zagueiro, que tem um futuro promissor
Ex-atleticano: Edilson, Wallyson e Mancini
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 2 x 0 (Curitiba); Botafogo 4 x 0 (Rio)
Data dos jogos contra o Atlético: 10/08 (Arena); 09/11 (Maracanã)
Situação no Campeonato Estadual 2014: 9º colocado, eliminado na primeira fase
Análise: A saída do meio-campo Seedorf abalou muito as estruturas do Botafogo, que não conseguiu passar de fase na Libertadores. O clube te alguns destaques, como Lodeiro e Ferreyra, mas tem muitos contras na defesa, mesmo com o goleiro Jefferson. A expectativa é que o Fogão fique no meio da tabela.


CHAPECOENSE
Presidente: Sandro Luiz Pallaoro
Sugestão de site: www.chapecoense.com
Estádio: Arena Condá, Chapecó
Títulos: 4 títulos estaduais (1977, 1996, 2007 e 2011)
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Time-base: Danilo; Edinei, Rafael Lima, André Paulino e Tiago Saletti; Wanderson, Willian Arão, Dedé e Régis; Bergson e Roni.
Fique de olho: Roni
Ex-atleticanos: Bruno Silva e Silvio
Confrontos com o Atlético em 2013: não houve
Datas dos jogos contra o Atlético: 18/05 a definir; e 24/09 em Chapecó
Situação no Campeonato Estadual 2014: campeão do Hexagonal do Rebaixamento
Análise: Do time que disputou, por longo período, o título da Série B de 2013 contra o Palmeiras, somente dois jogadores ainda são titulares. Além desta reformulação nos 11 iniciais, o ruim desempenho do Campeonato Catarinense e a disputa do Hexagonal do Rebaixamento fizeram a diretoria da Chapecoense contratar para o Campeonato Brasileiro. Nestes últimos dias, cinco reforços foram confirmados pela diretoria. Entre estes reforços está Bruno Silva, jogador do Atlético em 2013. Entretanto, apesar de se reforçar, a Chapecoense não aspira tanta expectativa em sua primeira participação em Série A.


CORINTHIANS
Presidente: Mario Gobbi
Sugestão de site: www.corinthians.com.br
Estádio: Arena Corinthians, São Paulo
Títulos: Campeão Mundial de Clubes (2000 e 2012), Libertadores (2012), Campeão Brasileiro (1990, 1998, 1999, 2005 e 2011), Copa do Brasil (1995, 2002 e 2009), Brasileiro Série B (2008) e 27 títulos estaduais.
Técnico: Mano Menezes
Time-base: Cássio; Fágner, Gil, Cléber e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Renato Augusto e Jadson; Romarinho e Guerrero.
Fique de olho: Jadson
Ex-atleticanos: Jadson
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 1 x 1 Corinthians e Corinthians 0 x 0 Atlético
Datas dos jogos contra o Atlético: 21/05 (qua) em São Paulo; e 28/09 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: desclassificado na primeira fase
Análise: A desclassificação precoce no Campeonato Paulista fez o Corinthians ter 27 dias de preparação para o Campeonato Brasileiro. Além deste período sem jogos oficiais, o Timão terá o retorno de Elias, em julho. Entretanto como este time paulista ainda não realizou nenhuma partida convincente em 2014 e não tem um elenco com boas peças de reposição até o momento, o Corinthians iniciará o Brasileirão como incógnita e sem muitas expectativas de brigar na parte de cima da tabela.


CORITIBA
Presidente: Vilson Ribeiro de Andrade
Sugestão de site: www.coxanautas.com.br
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba
Títulos: Campeão Brasileiro (1985), Brasileiro da Série B (2007 e 2010), 37 títulos estaduais
Técnico: Celso Roth
Time-base: Vanderlei, Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico, Diogo, Gil, Robinho, Alex, Carlinhos, Roni e Keirrison
Fique de olho: Dudu (meia)
Ex-atleticano: Chico (zagueiro)
Confrontos contra o Atlético em 2013: Coritiba 1 x 0 Atlético e Atlético 2 x 1 Coritiba
Data dos jogos contra o Atlético: 25/05 (dom) e 04/10 (sab) no Couto Pereira
Situação no Campeonato Estadual 2014: eliminado na semifinal para o Maringá
Análise: O time depende muito do talento do meia Alex e vem com uma ampla reestruturação no seu departamento de futebol – além do técnico Celso Roth e do preparador físico, também mudou a diretoria de futebol. Logo que chegou ao time, Roth já definiu o novo estilo do Coritiba jogar, valorizando a marcação forte e a posse de bola.


CRICIÚMA
Presidente: Antenor Angeloni
Sugestão de site: http://www.criciumaec.com.br/
Estádio: Heriberto Hülse
Títulos: Campeão da Copa do Brasil (1991), Campeão Brasileiro série B (2002)
Técnico: Caio Junior
Time-base:Bruno, Eduardo, Fábio Ferreira, Escudeiro, Giovanni, Serginho, João Vitor, Paulo Baier, Wellington Bruno, Silvinho e Lucca
Fique de olho: Lucca, a promessa está de volta ao Tigre e terá chances de mostrar o seu potencial em campo.
Ex-atleticano: Galatto e Paulo Baier
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 2 x 1 (Curitiba), Criciúma 2 x 1 (Criciúma)
Data dos jogos contra o Atlético: 20/07 (Mando do CAP); 22/10 (Heribelto Hülse)
Situação no Campeonato Estadual 2014: Eliminado na segunda fase
Análise: O Tigre não deve reverter a situação do ano passado, quando brigou até o fim para não cair. Em 2014 a equipe não conseguiu chegar a final do Catarinense e já está eliminado na Copa do Brasil. Paulo Baier é o destaque da equipe carvoeira, que tem a sua casa como principal força para sonha com algo mais alto.


CRUZEIRO
Presidente: Gilvan Tavares
Sugestão de site: http://www.cruzeiro.com.br/index.php?section=home
Estádio: Mineirão
Títulos: 2 Copas Libertadores, 3 Campeonatos Brasileiros, 4 Copas do Brasil, 1 Recopa Sul-Americana, 2 Copas Sul-Minas, 1 Copa Centro-Oeste e 37 Campeonatos Mineiros
Técnico: Marcelo Oliveira
Time-base: Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto e Borges.
Fique de olho: Marlone
Ex-atleticanos: Willian e Dagoberto
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 2×2 Cruzeiro e Cruzeiro 1×0 Atlético
Data dos jogos contra o Atlético: 04/05 em Curitiba e 17/09 em Minas
Situação no Campeonato Estadual 2014: Campeão
Análise: É o time a ser batido. O Cruzeiro fez um Brasileiro irrepreensível em 2013 e se sagrou campeão, com direito a melhor ataque e craque do campeonato. Começou 2014 com uma certa desconfiança após alguns maus resultados na Libertadores, mas se recuperou, conseguiu a classificação na última rodada e ainda se sagrou campeão estadual. A equipe, que já era boa na última temporada, se reforçou com jovens destaques e vai em busca do bicampeonato.


FIGUEIRENSE
Presidente: Luiz Fernando Philippi
Sugestão de site: www.figueirense.com.br
Estádio: Orlando Scarpelli
Títulos: Copa Mercosul (1995), Copa Santa Catarina (1990 e 1996), Supercampeonato Catarinense (1996) e 16 títulos estaduais
Técnico: Vinícius Eutrópio
Time-base: Tiago Volpi; Leandro Silva, Nirley, Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso; Luan, Marcos Assunção e Giovanni Augusto; Dudu, Éverton Santos e Lúcio Maranhão
Fique de olho: Éverton Santos e Dudu
Ex-atleticanos: Ciro, Ivan e Raul
Confrontos com o Atlético em 2013: não houve
Datas dos jogos contra o Atlético: 01/06 em Florianópolis; e 12/10 em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: campeão catarinense
Análise: O título estadual fez embalar o time do Figueirense para o Campeonato Brasileiro. Porém com a ascensão disputada até a última rodada para a Série A deste ano e com o elenco com poucas peças bem requisitadas no mercado futebolístico, este Furacão catarinense não promete ventar muito forte no campeonato nacional.


FLAMENGO
Presidente: Eduardo Bandeira de Mello
Sugestão de site: www.flamengo.com.br
Estádio: Maracanã
Títulos: 1 Mundial de Clubes, 1 Libertadores, 1 Mercosul, 5 Campeonatos Brasileiros*, 3 Copas do Brasil, 2 Torneios Rio-São Paulo e 33 Campeonatos Cariocas
Técnico: Jaime de Almeida
Time-base: Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Cáceres, Luiz Antônio, Elano e Everton; Paulinho e Hernane.
Fique de olho: Paulinho.
Ex-atleticanos: Léo e Everton
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 2×2 Flamengo e Flamengo 2×4 Atlético
Data dos jogos contra o Atlético: 16/07 no Rio e 19/10 em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: Campeão
Análise: O time que os atleticanos não conseguiram tirar da cabeça. O Flamengo não só conquistou a Copa do Brasil em cima do Atlético, como ainda levou Léo e Everton, ambos titulares do Furacão em 2013, e Lucas Mugni, que estava praticamente certo para assinar com o Atlético. Apesar do título nacional e de uma certa reformulação em seu elenco para a atual temporada, o Flamengo fracassou na Libertadores e conquistou o Estadual com a ajuda do árbitro da final. A diretoria carioca já planeja mais mudanças, mas com seu elenco atual a expectativa é que o Flamengo seja, novamente, apenas figurante no Brasileiro.
* A justiça confirmou, na última semana, que o título Brasileiro de 1987 pertence, realmente, ao Sport e não ao Flamengo.


FLUMINENSE
Presidente: Peter Siemsen
Sugestão de site: www.fluminense.com.br
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Títulos: 31 títulos estaduais, Copa do Brasil (2007) e Brasileiro (1970, 1984, 2010 e 2012)
Técnico: Cristóvão Borges
Time-base: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Rafinha e Darío Conca; Walter e Fred.
Fique de olho: Walter
Ex-atleticano: Valencia (volante)
Confrontos contra o Atlético em 2013:
Data dos jogos contra o Atlético: 27/07 em Curitiba e 26/10 no Rio de Janeiro
Situação no Campeonato Estadual 2014: eliminado na semifinal
Análise: Rebaixado no campo em 2013, mas mantido na Série A no tapetão, o Fluminense é o pivô da maior confusão do Brasileiro antes mesmo da bola rolar. Nas quatro linhas, o time se reforçou para tentar não repetir o vexame do ano passado, tendo à disposição jogadores de destaque como Fred, Conca, Diego Cavalieri, Rafael Sobis e Walter. Mas peca nas peças de reposição.


GOIÁS
Presidente: Sérgio Rassi
Sugestão de site: www.goiasec.com.br/
Estádio: Serra Dourada
Títulos: 2 Brasileiros Série B, 3 Copas Centro-Oeste e 24 Campeonatos Goianos
Técnico: Claudinei Oliveira
Time-base: Renan; Vitor, Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, David, Thiago Mendes e Ramon; Rychely e Araújo.
Fique de olho: Alex Alves e Léo
Ex-atleticanos: David.
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 2×0 Goiás e Goiás 3×0 Atlético
Data dos jogos contra o Atlético: 31/08 em Goiânia e 30/11 em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: Vice-campeão
Análise: Com um elenco recheado de pratas da casa e jovens oriundos de outros clubes, o Goiás entra no Brasileiro 2014 para tentar repetir a bela campanha da última temporada. Em 2013, o Goiás brigou pelo G4 até as últimas rodadas, terminando o certame na 6° colocação com 59 pontos, apenas dois a menos que o Botafogo, 4° colocado. O vice-campeonato Goiano, com gol do Atlético-GO nos últimos minutos, talvez abale o moral dos jogadores esmeraldinos no início do campeonato, mas o Goiás tentará retomar o título de “time chato” no Brasileiro e fazer mais uma boa campanha.


GRÊMIO
Presidente: Fábio Koff
Sugestão de site: www.gremio.net
Estádio: Arena Grêmio, Porto Alegre
Títulos: Mundial (1983), Libertadores (1983 e 1995), Recopa (1996), Brasileiro (1981 e 1996), Copa do Brasil (1989, 1994, 1997 e 2001), Brasileiro Série B (2005) e 36 títulos estaduais
Técnico: Enderson Moreira
Time-base: Marcelo Grohe; Pará, Weley, Rhodolfo, Wendell; Edinho (Dudu), Ramiro, Riveros; Zé Roberto, Luan e Barcos
Fique de olho: Luan
Ex-atleticanos: Rhodolfo e Marco Antonio
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 1 x 1 Grêmio e Grêmio 1 x 0 Atlético
Datas dos jogos contra o Atlético: 20/04 (dom) em Florianópolis; e 10/09 em Porto Alegre
Situação no Campeonato Estadual 2014: vice-campeão
Análise: Por ter feito a segunda melhor campanha no geral na Copa Libertadores da América de 2014 em grupo difícil e por ter se tornado vice-campeão gaúcho, o Grêmio chega forte para a disputa do Campeonato Brasileiro. Este time utiliza como seu esquema de jogo o 4-2-3-1 e o 4-3-3. Quando a equipe está com a bola e independentemente do esquema tático, Zé Roberto e Luan se movimentam por todo ataque gremista. Com esta movimentação e a frieza nas finalizações de Barcos, o Grêmio é candidato ao título nacional.


INTERNACIONAL
Presidente: Giovanni Luigi
Sugestão de site: www.internacional.com.br
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre
Títulos: Mundial (2006), Libertadores (2006 e 2010), Sul-Americana (2008), Recopa Sul-Americana (2007 e 2011), Brasileiro (1975, 1976 e 1979), Copa do Brasil (1992), 43 títulos estaduais
Técnico: Abel Braga
Time-base: Dida; Gilberto, Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz e Alex; D’Alessandro, Alan Patrick e Rafael Moura.
Fique de olho: Charles Aránguiz (meia)
Ex-atleticanos: Jorge Henrique (atacante) e Rafael Moura (atacante)
Confrontos contra o Atlético em 2013: Internacional 2 x 2 Atlético e Atlético 1 x 0 Internacional
Data dos jogos contra o Atlético: 10/05 (sab) em Porto Alegre e 21/09 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: campeão
Análise: O Inter novamente vem forte para o Brasileirão. Tendo em D’Alessandro como principal destaque, gosta de jogar pelas laterais procurando sempre os atacantes de referência na área.


PALMEIRAS
Presidente: Paulo Nobre
Sugestão de site: www.palmeiras.com.br/
Estádio: Allianz Parque
Títulos: Libertadores (1999); Octa campeão Brasileiro (1960, 1967, 1967, 1969, 1973, 1974, 1993, 1994); Bi campeão da Copa do Brasil (1998 e 2012)
Técnico: Gilson Kleina
Time-base: Fernando Prass, Wendel, Lúcio, Tiago Alves, Juninho, Wesley, Marcelo Oliveira, Bruno César, Valdívia, Leandro e Alan Kardec.
Fique de olho: Lúcio, o experiente zagueiro vem retomando o bom futebol que marcou sua carreira.
Ex-atleticano: Wesley e Marcelo Oliveira,
Confrontos contra o Atlético em 2013: Palmeiras 1 x 0 (SP); Atlético 3 x 0 (Curitiba)
Data dos jogos contra o Atlético: 07/09 (Arena); 07/12 (Mando do SEP)
Situação no Campeonato Estadual 2014: Eliminado na semifinal
Análise: No retorno a série A, o Porco teve boas atuações no estadual, embora tenha sido eliminado nas semifinais. O elenco está qualificado, Valdívia e Lúcio estão voltando a marcar gols, e na frente Leandro e Alan Kardec vem tendo boas atuações. Deve brigar por uma vaga na Libertadores.


SANTOS
Presidente: Odílio Rodrigues Filho
Sugestão de site: www.santosfc.com.br
Estádio: Vila Belmiro, em Santos
Títulos: Brasileiro (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004), Libertadores (1062, 1963 e 2011), Sul-Americana (2012), Copa do Brasil (2010) e 20 títulos estaduais
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Time-base: Aranha; Cicinho, Neto, David Braz e Mena; Alison, Arouca e Cícero; Geuvânio, Leandro Damião e Thiago Ribeiro
Fique de olho: Thiago Ribeiro, atacante
Ex-atleticano: nenhum
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 2 x 1 Santos e Santos 2 x 1 Atlético
Data dos jogos contra o Atlético: 20/08 (qua) em Santos e 19/11 (qua) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: vice-campeão
Análise: O Santos mais uma vez aposta em seu departamento de formação para tentar brilhar no Brasileiro. A grande contratação foi Leandro Damião, mas o time aposta também nas assistências do atacante Geuvânio.


SPORT
Presidente: Luciano Caldas Bivar
Sugestão de site: www.sportrecife.com.br
Estádio: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Títulos: Campeão Brasileiro (1987), da Copa do Brasil (2008), da Copa do Nordeste (1994, 2000 e 2014) e 39 títulos Pernambucano.
Técnico: Eduardo Baptista
Time-base: Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa, Wendel e Aílton; Felipe Azevedo e Neto Baiano.
Fique de olho: Leonardo (atacante)
Ex-atleticano: Durval (zagueiro) e Neto Baiano (atacante)
Confrontos contra o Atlético em 2013: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 17/08 (dom) em Recife e 16/11 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: disputa com o Náutico a decisão que será realizada em dois jogos, dias 16 e 23 de abril
Análise: Em seu retorno à Série A, o Sport tem como meta principal a permanência na elite do futebol brasileiro. O time se apóia na segurança de Durval na zaga e nos gols de Neto Baiano no ataque, mas peca ao não ter peças de reposição para o seu elenco.


SÃO PAULO
Presidente: Carlos Miguel Cástex Aidar
Sugestão de site: www.saopaulofc.net
Estádio: Morumbi, em São Paulo
Títulos: Mundial de Clubes (1992, 1993, 2005), Libertadores (1992, 1993, 2005), Brasileiro (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008), 21 títulos estaduais
Técnico: Muricy Ramalho
Time-base: Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antonio Carlos, Alvaro Pereira; Wellington, Maicon, Ganso; Pabon, Luis Fabiano e Osvaldo
Fique de olho: Boschilia, meia
Ex-atleticano: Antonio Carlos (zagueiro)
Confrontos contra o Atlético em 2013: São Paulo 1 x 1 Atlético e Atlético 3 x 0 São Paulo
Data dos jogos contra o Atlético: 28/05 (qua) em Curitiba e 08/10 (qua) em São Paulo
Situação no Campeonato Estadual 2014: eliminado nas quartas de final
Análise: O time vem forte para o Brasileiro, com uma postura ofensiva tanto no meio, com Souza, Maicon e Ganso, quanto no ataque, com Pato, Luis Fabiano e Osvaldo. No entanto, pode pesar o memento de pressão do torcedor, principalmente pelo elenco badalado e o desempenho ruim no início da temporada.


VITÓRIA
Presidente: Carlos Sérgio Falcão
Sugestão de site: www.ecvitoria.com.br/
Estádio: Manoel Barradas
Títulos: Copa do Nordeste – 5, Campeonato Baiano – 27
Técnico: Ney Franco
Time-base: Wilson; Ayrton, Rodrigo Defendi, Jonathan Ferrari, Juan; Cáceres, Neto Coruja, Hugo, Escudero; Dinei e Souza
Fique de olho: Ayrton
Ex-atleticano: Adaílton e Dinei
Confrontos contra o Atlético em 2013: Vitória 3-2 Atlético-PR – 1° Turno
Atlético-PR 3×5 Vitória – 2° Turno
Data dos jogos contra o Atlético: 27/04 – 14/09
Situação no Campeonato Estadual 2014: Vice campeão
Análise: O Leão não teve um começo de teve um começo de temporada muito bom, não conseguiu o título baiano e nem da Copa do Nordeste. Mesmo com o retrospecto ruim no começo do ano, Ney Franco se manteve no cargo, pois não faz um trabalho ruim, no geral, em Salvador. O Vitória deve ficar no meio da tabela, tendo que se preocupar um pouco com o Z4.

Reportagem: Caio Gondo, Danillo Ribeiro e Gabriel Sawaf, da equipe da Furacao.com



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…