A bola vai rolar!
A partir deste domingo, as atenções do torcedor atleticano se voltam ao Campeonato Brasileiro. Quando a bola rolar para Atlético x Grêmio, em Florianópolis, começa a ser traçada a história do Furacão na competição, com um objetivo bem definido: melhorar ou pelo menos igualar a campanha do ano passado, quando terminou na 3ª colocação.
A missão não é das mais fáceis, e o Atlético renovado em comparação ao grupo do ano passado vive um momento de reestruturação interna completa, com vários atletas afastados do grupo principal e poucas novidades confirmadas, o que gera um clima de desconfiança do torcedor.
Outro ponto contra é a suspensão de 9 jogos imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), devido à briga de torcedores com vascaínos na última rodada de 2013. Por conta disso, o time jogará quatro jogos com portões fechados, podendo ser em Curitiba, e cinco com a presença de torcida, mas obrigatoriamente em outra cidade distante pelo menos 100 km da capital paranaense. A primeira partida em Curitiba e com presença de torcida será apenas na última rodada do 1º turno.
Com vários pontos contrários, o clube se vale da tradição da raça e do sangue forte para mais uma vez surpreender. O primeiro duelo é contra o Grêmio e até o dia 07 de dezembro, ao longo de 38 rodadas, o grande desafio é tornar realidade na bola aquilo que o torcedor já se acostumou a gritar nas arquibancadas: QUERO GRITAR CAMPEÃO!!!
Conheça os adversários
Para começar o Brasileiro bem informado sobre todos os detalhes dos nossos adversários, a Furacao.com preparou o Guia do Brasileirão 2014, com todas as informações sobre os nossos 19 oponentes na competição.
O principal diferencial deste conteúdo é que ele é inteiramente voltado ao torcedor atleticano. Por isso, em cada ficha há detalhes como confrontos contra o Furacão e ex-atletacnos que atuam em cada equipe.
Participaram da elaboração do Guia os colaboradores da Furacao.com: Caio Gondo, Danillo Ribeiro e Gabriel Sawaf.
Confira tudo sobre as equipes que vão movimentar a elite do futebol nessa temporada, arrisque seus palpites e prepare a sua torcida!
ATLÉTICO
Em meio à turbulências internas após a eliminação da Libertadores, o Furacão chega ao Campeonato Brasileiro sem saber o rumo do seu futuro. Sem contar mais com Adriano e Manoel, o comando técnico de Miguel Ángel Portugal não aspira muita confiança entre os torcedores rubro-negros. Apesar do elenco principal ter jogado somente a Copa Libertadores da América deste ano, o ruim desempenho em todo campeonato continental colaborou em muito para esta desaprovação externa. Além destes problemas internos e externos, até agora, não se sabe quem são os 11 titulares da equipe. A estrutura se manteve muitas vezes, mas Bruno Mendes, Mosquito e Nathan ainda brigam por uma vaga. O esquema 4-4-2 em linha foi utilizado em todos os oito jogos oficiais de Miguel Portugal, mas em nenhum a equipe convenceu. O time-base é: Weverton; Sueliton, Cleberson, Drausio e Natanael; João Paulo, Paulinho Dias e Felipe (Marcos Guilherme); Marcelo, Éderson e Mosquito (Bruno Mendes).
ATLÉTICO-MG
Presidente: Alexandre Kalil
Sugestão de site: www.atletico.com.br
Estádio: Raimundo Sampaio (Independência)
Títulos: 1 Copa Libertadores, 1 Campeonato Brasileiro, 2 Copa Conmebol, 1 Brasileiro Série B e 42 Campeonatos Mineiros.
Técnico: Paulo Autuori
Time-base: Victor; Marcos Rocha, Réver, Otamendi e Alex Silva; Pierre, Leandro Donizete, Diego Tardelli e Ronaldinho Gaúcho; Fernandinho e Jô.
Fique de olho: Alex Silva
Ex-atleticano: Pedro Botelho
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético-MG 1×2 Atlético e Atlético 1×0 Atlético-MG
Data dos jogos contra o Atlético: 03/08 em Minas Gerais e 02/11 em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: Vice-campeão
Análise: O Galo é o atual campeão da Copa Libertadores e, ainda com fortes investimentos, apesar da enorme dívida, a equipe entra no Brasileiro como uma das favoritas ao título. Apesar de ter ficado com o vice-campeonato no Estadual, o time se classificou em primeiro no seu grupo da Libertadores 2014. Com o multicampeão Paulo Autuori no banco e com jogadores do nível de Victor, Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli em campo, o Atlético-MG será um difícil adversário do Furacão no certame nacional.
BAHIA
Presidente: Fernando Roth Schmidt
Sugestão de site: www.ecbahia.com
Estádio:Arena Fonte Nova
Títulos: 2 Campeonatos Brasileiros, 2 Copas do Nordeste e 45 Campeonatos Baianos
Técnico: Marquinhos Santos
Time-base: Marcelo Lomba; Diego Macedo, Demerson, Titi e Pará; Fahel, Rafael Miranda, Lincoln e Anderson Talisca; Maxi Bianccuchi e Rhayner.
Fique de olho: Rhayner
Ex-atleticanos: Marquinhos Santos, Fahel, Rafael Miranda, Branquinho e Marcão
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 1×0 Bahia e Bahia 1×1 Atlético
Data dos jogos contra o Atlético: 24/08 em Curitiba e 23/11 na Bahia
Situação no Campeonato Estadual 2014: Campeão
Análise: A equipe da boa terra chega para o Brasileiro como campeã baiana em cima de seu maior rival, o Vitória. O título pode dar um gás inicial ao time, porém, o esperado é que o Bahia faça uma campanha não muito diferente da que fez em 2013, quando ficou em 14° com 48 pontos. A legião de ex-atleticanos que a equipe possui pode ser um diferencial para que a equipe baiana fique melhor colocada.
BOTAFOGO
Presidente: Maurício Assumpção
Sugestão de site: http://www.botafogo.com.br/
Estádio: Maracanã
Títulos: Bi campeão Brasileiro (1968 e 1995); Copa Conmebol (1993)
Técnico: Vagner Mancini
Time-base: Jefferson, Edilson, Bolivar, Dória, Júlio César, Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wágner, Lodeiro, Wallyson e Ferreyra.
Fique de olho: Dória, jovem zagueiro, que tem um futuro promissor
Ex-atleticano: Edilson, Wallyson e Mancini
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 2 x 0 (Curitiba); Botafogo 4 x 0 (Rio)
Data dos jogos contra o Atlético: 10/08 (Arena); 09/11 (Maracanã)
Situação no Campeonato Estadual 2014: 9º colocado, eliminado na primeira fase
Análise: A saída do meio-campo Seedorf abalou muito as estruturas do Botafogo, que não conseguiu passar de fase na Libertadores. O clube te alguns destaques, como Lodeiro e Ferreyra, mas tem muitos contras na defesa, mesmo com o goleiro Jefferson. A expectativa é que o Fogão fique no meio da tabela.
CHAPECOENSE
Presidente: Sandro Luiz Pallaoro
Sugestão de site: www.chapecoense.com
Estádio: Arena Condá, Chapecó
Títulos: 4 títulos estaduais (1977, 1996, 2007 e 2011)
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Time-base: Danilo; Edinei, Rafael Lima, André Paulino e Tiago Saletti; Wanderson, Willian Arão, Dedé e Régis; Bergson e Roni.
Fique de olho: Roni
Ex-atleticanos: Bruno Silva e Silvio
Confrontos com o Atlético em 2013: não houve
Datas dos jogos contra o Atlético: 18/05 a definir; e 24/09 em Chapecó
Situação no Campeonato Estadual 2014: campeão do Hexagonal do Rebaixamento
Análise: Do time que disputou, por longo período, o título da Série B de 2013 contra o Palmeiras, somente dois jogadores ainda são titulares. Além desta reformulação nos 11 iniciais, o ruim desempenho do Campeonato Catarinense e a disputa do Hexagonal do Rebaixamento fizeram a diretoria da Chapecoense contratar para o Campeonato Brasileiro. Nestes últimos dias, cinco reforços foram confirmados pela diretoria. Entre estes reforços está Bruno Silva, jogador do Atlético em 2013. Entretanto, apesar de se reforçar, a Chapecoense não aspira tanta expectativa em sua primeira participação em Série A.
CORINTHIANS
Presidente: Mario Gobbi
Sugestão de site: www.corinthians.com.br
Estádio: Arena Corinthians, São Paulo
Títulos: Campeão Mundial de Clubes (2000 e 2012), Libertadores (2012), Campeão Brasileiro (1990, 1998, 1999, 2005 e 2011), Copa do Brasil (1995, 2002 e 2009), Brasileiro Série B (2008) e 27 títulos estaduais.
Técnico: Mano Menezes
Time-base: Cássio; Fágner, Gil, Cléber e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Renato Augusto e Jadson; Romarinho e Guerrero.
Fique de olho: Jadson
Ex-atleticanos: Jadson
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 1 x 1 Corinthians e Corinthians 0 x 0 Atlético
Datas dos jogos contra o Atlético: 21/05 (qua) em São Paulo; e 28/09 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: desclassificado na primeira fase
Análise: A desclassificação precoce no Campeonato Paulista fez o Corinthians ter 27 dias de preparação para o Campeonato Brasileiro. Além deste período sem jogos oficiais, o Timão terá o retorno de Elias, em julho. Entretanto como este time paulista ainda não realizou nenhuma partida convincente em 2014 e não tem um elenco com boas peças de reposição até o momento, o Corinthians iniciará o Brasileirão como incógnita e sem muitas expectativas de brigar na parte de cima da tabela.
CORITIBA
Presidente: Vilson Ribeiro de Andrade
Sugestão de site: www.coxanautas.com.br
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba
Títulos: Campeão Brasileiro (1985), Brasileiro da Série B (2007 e 2010), 37 títulos estaduais
Técnico: Celso Roth
Time-base: Vanderlei, Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico, Diogo, Gil, Robinho, Alex, Carlinhos, Roni e Keirrison
Fique de olho: Dudu (meia)
Ex-atleticano: Chico (zagueiro)
Confrontos contra o Atlético em 2013: Coritiba 1 x 0 Atlético e Atlético 2 x 1 Coritiba
Data dos jogos contra o Atlético: 25/05 (dom) e 04/10 (sab) no Couto Pereira
Situação no Campeonato Estadual 2014: eliminado na semifinal para o Maringá
Análise: O time depende muito do talento do meia Alex e vem com uma ampla reestruturação no seu departamento de futebol além do técnico Celso Roth e do preparador físico, também mudou a diretoria de futebol. Logo que chegou ao time, Roth já definiu o novo estilo do Coritiba jogar, valorizando a marcação forte e a posse de bola.
CRICIÚMA
Presidente: Antenor Angeloni
Sugestão de site: http://www.criciumaec.com.br/
Estádio: Heriberto Hülse
Títulos: Campeão da Copa do Brasil (1991), Campeão Brasileiro série B (2002)
Técnico: Caio Junior
Time-base:Bruno, Eduardo, Fábio Ferreira, Escudeiro, Giovanni, Serginho, João Vitor, Paulo Baier, Wellington Bruno, Silvinho e Lucca
Fique de olho: Lucca, a promessa está de volta ao Tigre e terá chances de mostrar o seu potencial em campo.
Ex-atleticano: Galatto e Paulo Baier
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 2 x 1 (Curitiba), Criciúma 2 x 1 (Criciúma)
Data dos jogos contra o Atlético: 20/07 (Mando do CAP); 22/10 (Heribelto Hülse)
Situação no Campeonato Estadual 2014: Eliminado na segunda fase
Análise: O Tigre não deve reverter a situação do ano passado, quando brigou até o fim para não cair. Em 2014 a equipe não conseguiu chegar a final do Catarinense e já está eliminado na Copa do Brasil. Paulo Baier é o destaque da equipe carvoeira, que tem a sua casa como principal força para sonha com algo mais alto.
CRUZEIRO
Presidente: Gilvan Tavares
Sugestão de site: http://www.cruzeiro.com.br/index.php?section=home
Estádio: Mineirão
Títulos: 2 Copas Libertadores, 3 Campeonatos Brasileiros, 4 Copas do Brasil, 1 Recopa Sul-Americana, 2 Copas Sul-Minas, 1 Copa Centro-Oeste e 37 Campeonatos Mineiros
Técnico: Marcelo Oliveira
Time-base: Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto e Borges.
Fique de olho: Marlone
Ex-atleticanos: Willian e Dagoberto
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 2×2 Cruzeiro e Cruzeiro 1×0 Atlético
Data dos jogos contra o Atlético: 04/05 em Curitiba e 17/09 em Minas
Situação no Campeonato Estadual 2014: Campeão
Análise: É o time a ser batido. O Cruzeiro fez um Brasileiro irrepreensível em 2013 e se sagrou campeão, com direito a melhor ataque e craque do campeonato. Começou 2014 com uma certa desconfiança após alguns maus resultados na Libertadores, mas se recuperou, conseguiu a classificação na última rodada e ainda se sagrou campeão estadual. A equipe, que já era boa na última temporada, se reforçou com jovens destaques e vai em busca do bicampeonato.
FIGUEIRENSE
Presidente: Luiz Fernando Philippi
Sugestão de site: www.figueirense.com.br
Estádio: Orlando Scarpelli
Títulos: Copa Mercosul (1995), Copa Santa Catarina (1990 e 1996), Supercampeonato Catarinense (1996) e 16 títulos estaduais
Técnico: Vinícius Eutrópio
Time-base: Tiago Volpi; Leandro Silva, Nirley, Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso; Luan, Marcos Assunção e Giovanni Augusto; Dudu, Éverton Santos e Lúcio Maranhão
Fique de olho: Éverton Santos e Dudu
Ex-atleticanos: Ciro, Ivan e Raul
Confrontos com o Atlético em 2013: não houve
Datas dos jogos contra o Atlético: 01/06 em Florianópolis; e 12/10 em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: campeão catarinense
Análise: O título estadual fez embalar o time do Figueirense para o Campeonato Brasileiro. Porém com a ascensão disputada até a última rodada para a Série A deste ano e com o elenco com poucas peças bem requisitadas no mercado futebolístico, este Furacão catarinense não promete ventar muito forte no campeonato nacional.
FLAMENGO
Presidente: Eduardo Bandeira de Mello
Sugestão de site: www.flamengo.com.br
Estádio: Maracanã
Títulos: 1 Mundial de Clubes, 1 Libertadores, 1 Mercosul, 5 Campeonatos Brasileiros*, 3 Copas do Brasil, 2 Torneios Rio-São Paulo e 33 Campeonatos Cariocas
Técnico: Jaime de Almeida
Time-base: Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Cáceres, Luiz Antônio, Elano e Everton; Paulinho e Hernane.
Fique de olho: Paulinho.
Ex-atleticanos: Léo e Everton
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 2×2 Flamengo e Flamengo 2×4 Atlético
Data dos jogos contra o Atlético: 16/07 no Rio e 19/10 em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: Campeão
Análise: O time que os atleticanos não conseguiram tirar da cabeça. O Flamengo não só conquistou a Copa do Brasil em cima do Atlético, como ainda levou Léo e Everton, ambos titulares do Furacão em 2013, e Lucas Mugni, que estava praticamente certo para assinar com o Atlético. Apesar do título nacional e de uma certa reformulação em seu elenco para a atual temporada, o Flamengo fracassou na Libertadores e conquistou o Estadual com a ajuda do árbitro da final. A diretoria carioca já planeja mais mudanças, mas com seu elenco atual a expectativa é que o Flamengo seja, novamente, apenas figurante no Brasileiro.
* A justiça confirmou, na última semana, que o título Brasileiro de 1987 pertence, realmente, ao Sport e não ao Flamengo.
FLUMINENSE
Presidente: Peter Siemsen
Sugestão de site: www.fluminense.com.br
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Títulos: 31 títulos estaduais, Copa do Brasil (2007) e Brasileiro (1970, 1984, 2010 e 2012)
Técnico: Cristóvão Borges
Time-base: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Rafinha e Darío Conca; Walter e Fred.
Fique de olho: Walter
Ex-atleticano: Valencia (volante)
Confrontos contra o Atlético em 2013:
Data dos jogos contra o Atlético: 27/07 em Curitiba e 26/10 no Rio de Janeiro
Situação no Campeonato Estadual 2014: eliminado na semifinal
Análise: Rebaixado no campo em 2013, mas mantido na Série A no tapetão, o Fluminense é o pivô da maior confusão do Brasileiro antes mesmo da bola rolar. Nas quatro linhas, o time se reforçou para tentar não repetir o vexame do ano passado, tendo à disposição jogadores de destaque como Fred, Conca, Diego Cavalieri, Rafael Sobis e Walter. Mas peca nas peças de reposição.
GOIÁS
Presidente: Sérgio Rassi
Sugestão de site: www.goiasec.com.br/
Estádio: Serra Dourada
Títulos: 2 Brasileiros Série B, 3 Copas Centro-Oeste e 24 Campeonatos Goianos
Técnico: Claudinei Oliveira
Time-base: Renan; Vitor, Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, David, Thiago Mendes e Ramon; Rychely e Araújo.
Fique de olho: Alex Alves e Léo
Ex-atleticanos: David.
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 2×0 Goiás e Goiás 3×0 Atlético
Data dos jogos contra o Atlético: 31/08 em Goiânia e 30/11 em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: Vice-campeão
Análise: Com um elenco recheado de pratas da casa e jovens oriundos de outros clubes, o Goiás entra no Brasileiro 2014 para tentar repetir a bela campanha da última temporada. Em 2013, o Goiás brigou pelo G4 até as últimas rodadas, terminando o certame na 6° colocação com 59 pontos, apenas dois a menos que o Botafogo, 4° colocado. O vice-campeonato Goiano, com gol do Atlético-GO nos últimos minutos, talvez abale o moral dos jogadores esmeraldinos no início do campeonato, mas o Goiás tentará retomar o título de time chato no Brasileiro e fazer mais uma boa campanha.
GRÊMIO
Presidente: Fábio Koff
Sugestão de site: www.gremio.net
Estádio: Arena Grêmio, Porto Alegre
Títulos: Mundial (1983), Libertadores (1983 e 1995), Recopa (1996), Brasileiro (1981 e 1996), Copa do Brasil (1989, 1994, 1997 e 2001), Brasileiro Série B (2005) e 36 títulos estaduais
Técnico: Enderson Moreira
Time-base: Marcelo Grohe; Pará, Weley, Rhodolfo, Wendell; Edinho (Dudu), Ramiro, Riveros; Zé Roberto, Luan e Barcos
Fique de olho: Luan
Ex-atleticanos: Rhodolfo e Marco Antonio
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 1 x 1 Grêmio e Grêmio 1 x 0 Atlético
Datas dos jogos contra o Atlético: 20/04 (dom) em Florianópolis; e 10/09 em Porto Alegre
Situação no Campeonato Estadual 2014: vice-campeão
Análise: Por ter feito a segunda melhor campanha no geral na Copa Libertadores da América de 2014 em grupo difícil e por ter se tornado vice-campeão gaúcho, o Grêmio chega forte para a disputa do Campeonato Brasileiro. Este time utiliza como seu esquema de jogo o 4-2-3-1 e o 4-3-3. Quando a equipe está com a bola e independentemente do esquema tático, Zé Roberto e Luan se movimentam por todo ataque gremista. Com esta movimentação e a frieza nas finalizações de Barcos, o Grêmio é candidato ao título nacional.
INTERNACIONAL
Presidente: Giovanni Luigi
Sugestão de site: www.internacional.com.br
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre
Títulos: Mundial (2006), Libertadores (2006 e 2010), Sul-Americana (2008), Recopa Sul-Americana (2007 e 2011), Brasileiro (1975, 1976 e 1979), Copa do Brasil (1992), 43 títulos estaduais
Técnico: Abel Braga
Time-base: Dida; Gilberto, Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz e Alex; D’Alessandro, Alan Patrick e Rafael Moura.
Fique de olho: Charles Aránguiz (meia)
Ex-atleticanos: Jorge Henrique (atacante) e Rafael Moura (atacante)
Confrontos contra o Atlético em 2013: Internacional 2 x 2 Atlético e Atlético 1 x 0 Internacional
Data dos jogos contra o Atlético: 10/05 (sab) em Porto Alegre e 21/09 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: campeão
Análise: O Inter novamente vem forte para o Brasileirão. Tendo em DAlessandro como principal destaque, gosta de jogar pelas laterais procurando sempre os atacantes de referência na área.
PALMEIRAS
Presidente: Paulo Nobre
Sugestão de site: www.palmeiras.com.br/
Estádio: Allianz Parque
Títulos: Libertadores (1999); Octa campeão Brasileiro (1960, 1967, 1967, 1969, 1973, 1974, 1993, 1994); Bi campeão da Copa do Brasil (1998 e 2012)
Técnico: Gilson Kleina
Time-base: Fernando Prass, Wendel, Lúcio, Tiago Alves, Juninho, Wesley, Marcelo Oliveira, Bruno César, Valdívia, Leandro e Alan Kardec.
Fique de olho: Lúcio, o experiente zagueiro vem retomando o bom futebol que marcou sua carreira.
Ex-atleticano: Wesley e Marcelo Oliveira,
Confrontos contra o Atlético em 2013: Palmeiras 1 x 0 (SP); Atlético 3 x 0 (Curitiba)
Data dos jogos contra o Atlético: 07/09 (Arena); 07/12 (Mando do SEP)
Situação no Campeonato Estadual 2014: Eliminado na semifinal
Análise: No retorno a série A, o Porco teve boas atuações no estadual, embora tenha sido eliminado nas semifinais. O elenco está qualificado, Valdívia e Lúcio estão voltando a marcar gols, e na frente Leandro e Alan Kardec vem tendo boas atuações. Deve brigar por uma vaga na Libertadores.
SANTOS
Presidente: Odílio Rodrigues Filho
Sugestão de site: www.santosfc.com.br
Estádio: Vila Belmiro, em Santos
Títulos: Brasileiro (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004), Libertadores (1062, 1963 e 2011), Sul-Americana (2012), Copa do Brasil (2010) e 20 títulos estaduais
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Time-base: Aranha; Cicinho, Neto, David Braz e Mena; Alison, Arouca e Cícero; Geuvânio, Leandro Damião e Thiago Ribeiro
Fique de olho: Thiago Ribeiro, atacante
Ex-atleticano: nenhum
Confrontos contra o Atlético em 2013: Atlético 2 x 1 Santos e Santos 2 x 1 Atlético
Data dos jogos contra o Atlético: 20/08 (qua) em Santos e 19/11 (qua) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: vice-campeão
Análise: O Santos mais uma vez aposta em seu departamento de formação para tentar brilhar no Brasileiro. A grande contratação foi Leandro Damião, mas o time aposta também nas assistências do atacante Geuvânio.
SPORT
Presidente: Luciano Caldas Bivar
Sugestão de site: www.sportrecife.com.br
Estádio: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Títulos: Campeão Brasileiro (1987), da Copa do Brasil (2008), da Copa do Nordeste (1994, 2000 e 2014) e 39 títulos Pernambucano.
Técnico: Eduardo Baptista
Time-base: Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa, Wendel e Aílton; Felipe Azevedo e Neto Baiano.
Fique de olho: Leonardo (atacante)
Ex-atleticano: Durval (zagueiro) e Neto Baiano (atacante)
Confrontos contra o Atlético em 2013: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 17/08 (dom) em Recife e 16/11 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2014: disputa com o Náutico a decisão que será realizada em dois jogos, dias 16 e 23 de abril
Análise: Em seu retorno à Série A, o Sport tem como meta principal a permanência na elite do futebol brasileiro. O time se apóia na segurança de Durval na zaga e nos gols de Neto Baiano no ataque, mas peca ao não ter peças de reposição para o seu elenco.
SÃO PAULO
Presidente: Carlos Miguel Cástex Aidar
Sugestão de site: www.saopaulofc.net
Estádio: Morumbi, em São Paulo
Títulos: Mundial de Clubes (1992, 1993, 2005), Libertadores (1992, 1993, 2005), Brasileiro (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008), 21 títulos estaduais
Técnico: Muricy Ramalho
Time-base: Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antonio Carlos, Alvaro Pereira; Wellington, Maicon, Ganso; Pabon, Luis Fabiano e Osvaldo
Fique de olho: Boschilia, meia
Ex-atleticano: Antonio Carlos (zagueiro)
Confrontos contra o Atlético em 2013: São Paulo 1 x 1 Atlético e Atlético 3 x 0 São Paulo
Data dos jogos contra o Atlético: 28/05 (qua) em Curitiba e 08/10 (qua) em São Paulo
Situação no Campeonato Estadual 2014: eliminado nas quartas de final
Análise: O time vem forte para o Brasileiro, com uma postura ofensiva tanto no meio, com Souza, Maicon e Ganso, quanto no ataque, com Pato, Luis Fabiano e Osvaldo. No entanto, pode pesar o memento de pressão do torcedor, principalmente pelo elenco badalado e o desempenho ruim no início da temporada.
VITÓRIA
Presidente: Carlos Sérgio Falcão
Sugestão de site: www.ecvitoria.com.br/
Estádio: Manoel Barradas
Títulos: Copa do Nordeste – 5, Campeonato Baiano – 27
Técnico: Ney Franco
Time-base: Wilson; Ayrton, Rodrigo Defendi, Jonathan Ferrari, Juan; Cáceres, Neto Coruja, Hugo, Escudero; Dinei e Souza
Fique de olho: Ayrton
Ex-atleticano: Adaílton e Dinei
Confrontos contra o Atlético em 2013: Vitória 3-2 Atlético-PR – 1° Turno
Atlético-PR 3×5 Vitória – 2° Turno
Data dos jogos contra o Atlético: 27/04 – 14/09
Situação no Campeonato Estadual 2014: Vice campeão
Análise: O Leão não teve um começo de teve um começo de temporada muito bom, não conseguiu o título baiano e nem da Copa do Nordeste. Mesmo com o retrospecto ruim no começo do ano, Ney Franco se manteve no cargo, pois não faz um trabalho ruim, no geral, em Salvador. O Vitória deve ficar no meio da tabela, tendo que se preocupar um pouco com o Z4.
Reportagem: Caio Gondo, Danillo Ribeiro e Gabriel Sawaf, da equipe da Furacao.com