Fernandinho é confirmado por Felipão para a Copa
O ex-atleticano Fernandinho é mais um jogador que já teve passagem pelo Atlético Paranaense a disputar uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira. O volante, que atualmente defende o Manchester City mas foi revelado nas categorias de base do Furacão, foi confirmado no fim da manhã desta quarta-feira como um dos 23 nomes que defenderão o Brasil no Mundial.
Pelas redes sociais, o jogador agradeceu o apoio de todos e disse estar realizando um sonho. Obrigado meu Deus por essa oportunidade de disputar uma Copa do Mundo, meu sonho se tornou realidade, disse.
Furacão na Copa
Fernandinho é o décimo primeiro atleta com passagem pelo Atlético a defender o Brasil numa Copa. O caso mais emblemático foi do volante Kleberson, em 2002, que entrou para a história como o primeiro atleta paranaense, atuando por um clube do estado, a ir para uma Copa do Mundo e peça decisiva na conquista do pentacampeonato no time comandado também por Felipão.
Na Copa de 2010 dois ex-atleticanos vestiram a amarelinha sob o comando de Dunga: o próprio Kleberson e Michel Bastos.
Outros sete campeões mundiais vestiram a camisa rubro-negra no passado, mas já chegaram aqui com a taça no currículo. Entre 1968 e 1969, o capitão do tri pela seleção, o zagueiro Bellini chegou ao Atlético no super-time montado por Jofre Cabral e Silva. No mesmo ano veio o lateral Djalma Santos, apontado como o maior lateral-direita da história das Copas, que jogou pelo Atlético entre 1968 e 1970, conquistando o Paranaense de 70 pelo Furacão. Ambos encerraram a carreira com a camisa atleticana. Zequinha, campeão do mundo em 1962, jogou no Atlético em 69, e o zagueiro Brito, tricampeão do Mundo em 1970, jogou no Furacão, em 1975 antes de encerrar a carreira no NY Cosmos.
Também vestiram a camisa rubro-negra Juninho, em 1988 e que disputou a Copa de 82, e Silas, presente nas Copas de 86 e 90, que jogou no Furacão em 2000.
Este ano, o atacante Adriano Imperador jogou no Atlético pela Libertadores, tendo disputado a Copa do Mundo de 2006, tendo marcado dois gols.
Outros dois campeões mundiais jogaram um amistoso pelo Furacão: Pepe e Zito em 1968, mas acabaram não sendo contratados pelo clube.
Agradecimento: Jefferson Gabardo