Morre Washington, artilheiro do "casal 20"
O ex-atacante Washington, que marcou seu nome na história do Atlético ao formar a dupla conhecida como “casal 20” com Assis, nos anos 80, foi encontrado morto em sua residência na manhã deste domingo (25), em Curitiba.
Há anos, Washington vinha lutando contra uma esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig e doença de Charcot, caracterizada pela degeneração de neurônios motores. As causas da morte do ex-jogador, no entanto, ainda estão sendo investigadas.
A perda do ex-jogador foi lamentada em nota do site oficial do Atlético, que lembrou as passagens dele pelo Furacão. Em 1982, ano em que chegou ao Rubro-Negro, a dupla formada com Assis mostrou que daria certo: naquela temporada, juntos, os artilheiros marcaram 36 gols e auxiliaram decisivamente na conquista do Campeonato Paranaense, interrompendo um jejum que já durava 12 anos.
No ano seguinte, Washington fez parte de uma das mais brilhantes campanhas do Atlético no Campeonato Brasileiro. O Furacão chegou às semifinais, tendo como adversário o Flamengo de Zico. Depois de perder a primeira partida, no Maracanã, por 3 a 0, o Atlético quase conseguiu reverter a vantagem dos cariocas, ganhando por 2 a 0 no Couto Pereira, diante de 67.491 torcedores – o maior público da história do futebol paranaense.
Depois de reeditar a dupla com Assis no Fluminense, Washington retornou ao Atlético em 1991 e encerrou a carreira no Foz do Iguaçu, em 1996.