A mudança começa por nós, atleticanos!
O 7 a 1 sofrido pelo Brasil é um marco na história da seleção canarinho (maior goleada sofrida na história) e também uma excelente oportunidade para uma reflexão acerca do esporte que tanto amamos. Ou você está satisfeito com o nível de jogo que assistimos por aqui? Por favor pessoal, me entendam: não estou falando de derrota, empate ou vitória, pois isto é inerente ao jogo. Estou falando que da maneira como nosso futebol está sendo gerido. Divido esta minha reflexão em tópicos:
TORCIDA
A média da Série A do Brasileirão é inferior à média da MLS dos EUA. Pior: a 2ª divisão inglesa leva mais gente ao estádio. Torcedor atleticano: temos a oportunidade de fazer nossa parte. Ir ao estádio deve tornar-se cultural. Devemos ir para assistir o Atlético jogar e não o adversário. Conheço muito atleticano que só vai na boa, em jogos contra os times de RJ-SP-MG-RS. Tem que ir contra o Toledo também. Pois quem está em campo é o Atlético. O Borussia Dortmund estava capenga há uns 5, 6 anos atrás. Nos últimos dois anos, duas vezes entre os melhores da Europa. A média de público nas duas situações? Mais de 80 mil pessoas. O que quero dizer com isso? Eles vão independente da qualidade do time.
GRAMADOS
Com os novos estádios ao menos os principais jogos terão um campo de jogo decente. Porém, isso deve ser uma tônica desde a base, na preparação dos atletas mais jovens. Dê um violino ‘meia boca’ para o melhor violinista do mundo e ele não mostrará o que pode fazer.
CAMPEONATOS E CALENDÁRIO
Em função do Mercado da Bola tresloucado, já que novos países compradores estão surgindo (China, Rússia, Ucrânia, ‘mundo árabe’ e EUA), nosso calendário deve ser unificado com o Europeu. Só assim, as famosas ‘janelas de transferência’ serão racionalizadas e os times daqui poderão se planejar melhor. Com os pontos corridos, o Brasileirão está criando raízes. A Copa do Brasil é muito bacana. Já os estaduais…essa aberração deve acabar!
TREINADORES
Os técnicos brasileiros são ultrapassados e fracos. E não estou comparando com alemães, italianos, espanhóis, entre outros. Em relação aos nossos vizinhos, argentinos, chilenos e até os colombianos nossos treinadores estão muito atrasados.
JOGADORES
Menos ‘marketing’ e mais aperfeiçoamento do básico. Nossos laterais não sabem cruzar, mas tocam um pandeiro de primeira. É muita chuteirinha colorida pra cá, cabelo da moda pra lá. É a ‘geração Neymar’, o problema é que a gigantesca maioria não tem, nem de perto, o mesmo talento.
DIRIGENTES DE CLUBES
Mais responsabilidade na gestão. Não dá pra pagar 1 milhão de reais por mês pra atacante botinudo. Não é possível que técnicos ultrapassados recebam 500 mil por mês pra depois de 4 meses serem demitidos. Como podemos admitir que clubes acumulem centenas de milhões de reais de dívidas em tributos?
CBF
Máfia. Que cuide da seleção e delegue os campeonatos aos clubes.
IMPRENSA
Dá pra confiar em meios de comunicação que giram em função dos famosos ‘jabás’? Dá pra esperar imparcialidade de jornalistas que possuem participação na venda de atletas?
Agradeço se vocês colaborarem, dando mais ideias e debatendo (por favor, em alto nível). Atleticano, vá ao estádio! Vamos fazer nossa parte nessa imensa engrenagem.