Se é pra molhar o campo, pra que teto retrátil?
Assistindo ao jogo neste primeiro tempo contra o Fluminense, nesta tarde do domingo 27/07/2014, acompanhei antes do início do jogo o belo sistema de irrigação do Estádio da Arena da Baixada.
Vários chafarizes maravilhosos irrigando o belo gramado em toda sua extensão… Lembrei-me da Copa e logo pensei: ué, mas molhar o gramado vai beneficiar o time que toca melhor a bola e prejudicar o time que faz lançamentos.
Qualquer um que sabe o mínimo de futebol, ou que já tenha jogado futebol em um campo molhado sabe que o segredo vira passar a bola a curta distância e chutar de fora da área.
Pois bem, começou o jogo e deu no que deu. O time atual do Atlético vive de lançamentos em profundidade e contando com a velocidade de seus atacantes Marcelo e Douglas Coutinho. O que aconteceu nesta tarde na Arena da Baixada foi um verdadeiro tiro no pé.
Por favor, os responsáveis pela irrigação antes do jogo, deixem para ligar os bonitos chafarizes nos dias de semana, de manhã e à tarde. Se quiserem, podem ligar durante a madrugada também… mas não antes dos jogos do Atlético, por favor, não!
Quem não assistiu o jogo eu resumo: O Fluminense tem um plantel de qualidade e bom passe de bola, não vi nenhum chutão deles pra frente, eles saem da zaga tocando a bola e trabalham muito bem a posse de bola no meio de campo, vão tocando, tocando e ao chegar fora da área chutam pro gol. Foi assim por três vezes antes de sair o primeiro gol, que ocorreu nas mesmas condições.
Bem, o que penso é o seguinte: futuramente, quando tivermos um time de qualidade de toque de bola, aí sim poderemos pensar em molhar o campo, mas na data de hoje se torna inviável.
Que eu saiba isto é um padrão FIFA, molhar os gramados antes do jogo. Pois bem, a Copa acabou já e nosso time com nossas características atuais não é beneficiado com esta condição de campo.
Qualquer um sabe que quando o gramado está molhado, ao fazer um lançamento a bola quica e o atacante não consegue chegar na bola, mesmo que seja o jamaicano multi-campeão olímpico Usain Bolt.
Outra questão, se queremos mesmo instalar a cobertura retrátil, teremos condição de ter todos os jogos de mando com campo seco, estabelecendo assim uma vantagem para nosso time, o qual conhecerá o gramado como ninguém. Não seremos prejudicados em ter chuva durante nossos mandos. Ok. Se estou certo, nossa vantagem será essa. Pois bem, se será essa, por que molhar o campo????? Juro que não entendi ainda… será que é pra mostrar um padrão FIFA? Que belo tiro no pé…
Responsáveis pela irrigação e Diretoria, pensem nisso!