O funcionamento do sorteio da Copa do Brasil
Com o fim da terceira fase da Copa do Brasil, os clubes brasileiros que disputaram a Taça Libertadores da América neste ano irão entrar no sorteio para as oitavas-de-final do torneio nacional. O Atlético é um desses clubes.
Assim como no ano passado,os 16 times serão separados em dois potes. O pote A terá os seis clubes oriundos da Libertadores (Atlético-PR, Atlético-MG, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo e Botafogo) e os dois melhores times, segundo o ranking da CBF. Estes dois são Corinthians e Vasco. No pote B estarão as outras oito equipes classificadas para esta fase da Copa do Brasil: Santos, Palmeiras, Coritiba, ABC, América-RN, Bragantino, Ceará e Santa Rita. Ou seja, poderá haver um Atletiba já nas oitavas-de-final do torneio nacional.
Ao mesmo tempo em que o Furacão tem a possibilidade de encontrar o seu rival já na próxima fase da Copa do Brasil, caso a CBF utilize o mesmo critério do ano passado, o Atlético só poderá encontrar o Cruzeiro em uma eventual final entre os dois. Já que no ano passado, a entidade separou quatro duplas dentro de cada pote de acordo com o ranking dela, e as duplas caíram em lados opostos do torneio.
Na próxima segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, a CBF irá realizar o sorteio das oitavas-de-final da Copa do Brasil, às 11h00. Às 14h00 do mesmo dia, haverá o sorteio dos mandos de campo. Os jogos desta fase do torneio serão nos dias 27 e 28 agosto (ida) e 3 e 4 de setembro (volta). Ou seja, independentemente do sorteio do mando de campo do Furacão, o reencontro da torcida rubro-negro com a Arena da Baixada reformada será antes do confronto contra o Palmeiras (07/09), partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.