O negócio é ter grife!
Todos nós, quando visitamos algum estabelecimento comercial para comprarmos algum objeto, temos a propensão de adquirir produtos cujo logotipo é conhecido, e que frequentemente aparecem nos espaços publicitários das rádios e TVs.
Muitas vezes, mercadorias semelhantes, com a mesma aparência, qualidade e durabilidade, com preços muito mais atraentes e compensadores, passam despercebidas, simplesmente por falta de maior divulgação.
Com o futebol, as coisas não são muito diferentes.
Os clubes despendem verdadeiras fortunas para contratarem atletas procedentes de clubes conhecidos, principalmente europeus, pagando salários altíssimos, mas que no campo, durante os jogos, o desempenho está longe de ser o esperado e desejado.
Eu gosto muito do futebol do Natanael, lateral esquerdo do Furacão. Posso estar exagerando, mas não vejo muita diferença entre o que ele joga e o que joga o lateral que vestiu a ‘amarelinha’ da nossa Seleção na última copa do mundo.
Acontece que ele joga num grande time da Europa, portanto tem grife. O nosso Natanael joga em Curitiba, infelizmente, pouco conhecido.
Pode ser que novamente eu esteja exagerando… mas vocês veem uma diferença muito grande, por exemplo, entre o CAP e o Palmeiras, o Botafogo, o Santos, o Vasco, o Fluminense, etc. etc.?
Quanto ganha o Fred? E o Jô?
Será que eles jogam muito mais do que o Douglas Coutinho?
O resto do elenco, pela colocação na tabela do campeonato, se equivale ao nosso.
E os estádios e os CTs deles são melhores do que os que nós temos?
Já sei… vocês vão dizer: eles são mais badalados pela imprensa nacional, e muitas vezes internacional, porque têm um quadro associativo maior que o nosso e uma torcida enorme, espalhada pelos quatro cantos do país.
E eu vos direi… o que eles tem é grife!!! Uma marca famosa, conquistada através dos anos pelas grandes equipes que formaram, pelos inúmeros títulos nacionais e internacionais que conquistaram…
Essa imagem conquistada sempre permanecerá, e é dela que sobrevivem; porque, na minha possível exagerada visão, hoje estão abaixo da gente.
Um abraço a todos.