22 ago 2014 - 10h18

Com Doriva, desempenho piorou no ataque e na defesa

Um pós-Copa pior do que antes. É assim a realidade do Atlético em sete jogos até aqui sob o comando do técnico Doriva, na retomada do Campeonato Brasileiro após a parada para a Copa do Mundo. Com 3 vitórias, um empate e três derrotas, o treinador tem aproveitamento de 47,61% dos pontos – melhor do que de Miguel Ángel Portugal, mas bem inferior ao do interino Leandro Ávila [veja abaixo]. Outro ponto crítico é que nos últimos jogos o time piorou em dois conceitos básicos: passou a marcar menos gols e a sofrer mais.

A matemática é simples. Ao se analisar o número de gols marcados, com Doriva foram 8 em sete partidas – média de 1,14 por partida. Desempenho inferior ao dos dois anteriores. O Atlético de Leandro Ávila teve seu melhor momento ofensivo no Brasileirão até aqui, com 8 gols marcados em quatro jogos, média de 2 por partida. Com Portugal, foram 7 gols em 5 jogos, média de 1,4 por jogo.

A redução de bolas no gol adversário vai ao caminho inverso da quantidade de atletas usados no setor. Na “era Doriva” passou a ser comum a formação com três e até quatro atacantes em campo. Como consequência, o time ficou mais exposto e o comportamento defensivo também piorou nos últimos jogos.

Com Doriva, a média de gols sofridos é de 1,42 por jogo – foram 10 em 7 jogos. É um pouco melhor que na “era Portugal”, quando sofreu em média 1,6 por partida (8 em 5 jogos). Com Leandro Ávila, o Atlético teve seu melhor momento defensivo, com 4 gols sofridos em 4 jogos, média de 1 por jogo.

Confira a matemática atleticana com cada treinador no Brasileirão:

MIGUEL ÁNGEL PORTUGAL:
5 jogos: 1 vitória, 2 empates, 2 derrotas
Aproveitamento: 33,33%
Gols pró: 7 (média de 1,4 por jogo)
Gols contra: 8 (média de 1,6 por jogo)

LEANDRO ÁVILA:
4 jogos: 2 vitórias, 2 empates, 0 derrota
Aproveitamento: 66,66%
Gols pró: 8 (média de 2 por jogo)
Gols contra: 4 (média de 1 por jogo)

DORIVA:
7 jogos: 3 vitórias, 1 empate, 3 derrotas
Aproveitamento: 47,61%
Gols pró: 8 (média de 1,14 por jogo)
Gols contra: 10 (média de 1,42 por jogo)



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…