O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
6 set 2014 - 12h06

Objetividade x Toque de Bola

Estou entre aqueles que gostaram da contratação do Claudinei de Oliveira. Embora talvez a prioridade fosse a contratação de jogadores (o que segundo as últimas notícias, já vem acontecendo), entendo que dentro das possibilidades do clube, o Claudinei foi uma boa opção.

Hoje (05/09) lendo uma notícia aqui no site, o novo treinador declara que tem intenção de adotar um estilo de jogo com toque de bola, o que me fez lembrar das primeiras entrevistas do Doriva, quando destacou a inexperiência do grupo e da necessidade de saber cadenciar o jogo, mediante a impulsividade do jovem elenco. O resultado dessa tentativa de mudança de postura todos pudemos acompanhar.

Vale ressaltar aqui, que pertenço a uma geração que acompanhou a seleção de 82, Flamengo campeão do mundo com Zico e companhia, além de outros grandes times que priorizavam o toque de bola como estilo de jogo, o que era possível pela qualidade dos jogadores.

Analisando a declaração do novo treinador, fico aqui torcendo para que ele consiga, a partir de um esquema tático compatível com as características dos jogadores, fazer com que Deivid, João Paulo, Bady e até mesmo Marcos Guilherme consigam trocar passes de modo produtivo, o que eu acho muito difícil.

O time do Atlético já demonstrou com o Leandro Ávila, que é um time de um estilo de jogo objetivo, de rápidas roubadas de bola e contra ataques precisos. Quanto menos ficar com a bola nos pés, menor a possibilidade de erros, e menor as chances do adversário criar alguma coisa.

Arrisco até a cornetear um esquema 3-5-2 com o Cleberson de terceiro zagueiro, mais o Deivid na proteção da zaga, liberando os dois laterais para apoiar pois é o que melhor sabem fazer, haja visto as inúmeras falhas de marcação, inclusive com pênaltis infantis cometidos; além de dois meias para criação Marcos Guilherme e Natan, com Douglas Coutinho e Marcelo no ataque com constante inversão de lado do campo.

Espero que o Claudinei consiga melhorar o rendimento do time. Desejo a ele sorte principalmente no início do trabalho com resultados positivos, para lhe dar tranquilidade na implantação de seu sistema de jogo. Mas confesso que estou curioso para ver se esse estilo de toque de bola comentado irá funcionar com os jogadores que temos.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…