Imprensa Paranaense, velha e atrasada
No despacho, o juiz alegou que o impedimento do acesso dos profissionais da imprensa ao estádio fere os princípios fundamentais de liberdade de expressão e de liberdade de informação jornalística, além de violar o princípio de igualdade, uma vez que o clube libera apenas alguns veículos e barra outros, ato que em maior escala poderia ser considerado como censura.
A diretoria do Atlético só está liberando o acesso de jornalistas de veículos que detêm os direitos de transmissão dos jogos do Furacão: Globo, SporTV, ESPN Brasil, Fox Sports e o site GloboEsporte.com.
Se o Atlético quiser fazer um comercial na Gazeta do Povo, na RPC, Transamérica ou qualquer veículo de comunicação, terá que pagar por isso, então é justo que o Clube cobre também nos seus domínios. Chega da imprensa mandar no futebol.
Futebol também é comércio…, e além do mais, as manchetes pejorativas por parte dos jornais do Paraná (Gazeta e Tribuna) destruindo a imagem dos clubes do Paraná, só pode resultar nessa proibição de acesso a campo, negatividade essa, que não motiva nem a nós leitores a comprar alguns desses jornais, compra esta que era diária e muito comum em outros tempos há muitos anos atrás. Então, esses jornais estão pagando pela própria maneira de tratar o futebol paranaense. Afinal de contas, gostariam esses jornais de ter manchetes pejorativas todos os dias nos sites oficiais do clube?
Além de mal informada e mal intencionada, nossa imprensa está muito velha e atrasada, coitada.
Eles pensam como os políticos o meu eleitorado(ouvinte) é ignorante, tudo o que eu falar eles aceitam (e nisso eu até dou razão a eles).
Vocês já pararam para ouvir os comentários e críticas e refletir um pouco. Não precisa ser muito, só um pouco, sobre o que a imprensa fala?
Por exemplo, na Tansamérica o ET tem um quadro que exemplifica bem isso. Neste quadro eles colocam uma pergunta que um repórter fez a um jogador e depois o Cagãozinho responde fazendo uma sátira das respostas dos jogadores. O pior é que eles acham que aquilo é uma sátira, e não é. Logo em seguida eles entrevistam um jogador e o ouvinte fica na dúvida se quem respondeu foi o jogador ou o Cagão, de tão parecida que é a resposta. E o pior de tudo que o engraçado não está só na resposta, mas a pergunta é de uma imbecilidade completa e é real. Eu me divirto muito mais com a pergunta, que é elaborada por um profissional da imprensa, do que com a resposta de um pobre jogador, muitas vezes que não sabe nem sequer falar direito. E o engraçado é que passa anos, passa décadas e as perguntas são sempre e as respostas também são sempre as mesmas.
Imprensa velha e atrasada.
Então, num belo dia, vem o Sr. Petraglia atrapalhar a nossa vida pacata, e constrói um CT e uma Arena modernas, confortáveis, seguras, com suas Salas de Imprensa aparelhadas e confortáveis para que os principais atores do espetáculo possam ser entrevistados pela imprensa, no momento certo, de forma organizada. Mas, que para isso precisam seguir algumas regras mínimas de organização, ou seja acabou com o oba oba de repórter ficar esperando o time terminar o treino para fazer as perguntas que quiser e com quem ele quiser. Imagina que transtorno que não era para uma equipe que estava concentrada e sendo preparada física, técnica e taticamente para um jogo e a imprensa lá, a espera de uma oportunidade para entrevistar alguém ou achar algum furo de reportagem.
É mas a Imprensa, velha e atrasada, vê tudo aquilo com desconfiança e fala: em nóis eles não vão mexer, se mexer em nóis estarão ferindo os princípios fundamentais de liberdade de expressão e de liberdade de informação jornalística. Todos os outros clubes deixam a imprensa entrar nos treinos, entrevistar todo mundo (com as mesmas perguntas e respostas de sempre) porque o torcedor quer saber o que o jogador está sentindo naquele momento, onde está o dodói, como está o seu contrato, o que ele fez na noite passada, porque ele errou o chute ou o passe, o que ele está pensando sobre o técnico, o que o técnico mandou ele fazer no jogo, o que ele acha de ter sido substituído, porque o time perdeu o jogo, como eles vão fazer para reverter esta situação, como está o contrato dele com o clube, se tem salários atrasados (isso não pode, isso é de foro interno do clube), quanto que ele ganha (isso não pode perguntar também, é de foro íntimo do atleta), bem… porque o técnico vai usar o 4-3-3, 3-5-2, 4-4-2, e se usar e perder, porque ele insiste em mudar no próximo jogo, e se ele não mudar porque ele insiste em ficar neste sistema, porque o técnico substituiu o jogador errado, porque o presidente do clube contratou errado ou não contratou? Nossa! Tem tanto assunto para explorar que precisaria avançar a noite para conseguir explorar todas as informações que o torcedor precisa saber diariamente…
Agora, dentro do campo, durante os jogos, estádios velhos e ultrapassados como o do Coxa e do Paraná, tem bastante espaço para a imprensa velha e ultrapassada. Dá para entupir de repórteres atrás dos gols sem problema. Até a pouco tempo atrás os repórteres entravam com os jogadores dentro dos vestiários, ou ficavam aguardando eles abrirem as portas dos vestiários. Mas, a nova Arena do Atlético, diante das suas dimensões, não tem espaço dentro do campo para esta turma, mesmo porque esta turma não faz parte do espetáculo, mas eles querem porque querem continuar entrando em campo. Isso acabou, hoje existe sala de imprensa. Será que não perceberam ainda? Alguns fotógrafos, vá lá. Mas, repórteres é o fim, me desculpem, mas só na sala de imprensa.
O Atlético, por ser o primeiro clube a ter um CT e uma Arena modernos aqui no Paraná (com salas de imprensa), a muito está sendo excrachado, por nossa velha e atrasada imprensa paranaense.
De súbito, fiquei sabendo que nesta 3ª semana de Setembro/14, nossos coirmãos (Coxa e Paraná) fecharam suas portas para a imprensa, não permitindo que seus jogadores dessem entrevistas, dada a situação de atrasos nos pagamentos dos jogadores e situação de rebaixamento nos campeonatos brasileiros. Surpreendente que essa mesma imprensa que critica tanto o Atlético, para o Coxa e Paraná acha isso natural para que a equipe não perca seu foco na recuperação do campeonato. Com isso a imprensa está admitindo que atrapalha e tira o foco com esse oba oba. E que este oba-oba da imprensa não tem nada de benefício ao clube ou promove os jogadores. Ora! se o Coxa e o Paraná fecharam suas portas para a imprensa, e ninguém reclamou, fica caracterizada a ma intenção para com o Atlético.
Será porque então que a imprensa não informa direitinho seus ouvintes porque o Sr. Cordeirinho foi despedido de algumas redes???