Atlético tem a pior campanha das últimas rodadas
A queda de produção do Atlético nos últimos jogos é evidente e preocupa a torcida. Após a derrota para a Chapecoense, muitos torcedores se manifestaram contra o futebol que vem sendo apresentado pela equipe.
Graças a bons resultados obtidos no primeiro turno, o Furacão sustenta a décima terceira colocação do Brasileirão, com 28 pontos. Porém, já passa a ser ameaçado pelas equipes da parte inferior da tabela. A vantagem para o último time da ZR é de apenas cinco pontos.
Clique nos links abaixo para conferir a classificação do campeonato de acordo com os critérios mencionados:
Dez rodadas
Considerando as dez últimas rodadas, o Atlético tem a pior campanha dentre as 20 equipes da Série B. Somou apenas 6 pontos, com uma vitória, três empates e seis derrotas. No mesmo período, o líder Cruzeiro fez 22 pontos e o Coritiba, que está atualmente na zona de rebaixamento, fez 11, quase o dobro.
Último terço
No último terço do campeonato até aqui disputado (ou seja, considerando as últimas oito partidas), o Atlético também é o lanterna, com 5 pontos. O Palmeiras, que passa por uma grave crise, conquistou 11 pontos no mesmo período.
Para efeitos de comparação, nas primeiro terço (rodadas 1 até 8), o Atlético somou 10 pontos e fez a décima terceira melhor campanha. O segundo terço foi melhor ainda: 13 pontos em oito jogos (rodadas 9 a 16), com a sétima melhor campanha.
Segundo turno
O Furacão terminou o primeiro turno em décimo primeiro lugar, com 25 pontos conquistados, e uma vantagem de 7 pontos para a ZR. Nos cinco jogos do segundo turno, foram apenas 3 pontos conquistados, mesmo número do Figueirense e melhor apenas que o Botafogo, que conquistou somente um ponto e fará seu quinto jogo nesta quinta-feira.
Pós-Copa
Outro critério para avaliar o desempenho recente do Rubro-Negro é o de considerar os jogos disputados depois do reinício do Campeonato Brasileiro após a paralisação da Copa do Mundo. A equipe fez 15 pontos em 15 jogos, uma das quatro piores campanhas.