A defesa é o melhor ataque
O Atlético derrotou o Criciúma por 1 a 0 no Estádio Heriberto Hülse na noite desta quarta-feira, quebrando um jejum de nove jogos seguidos fora de casa sem vitória. O gol foi anotado pelo centroavante Cléo, no segundo tempo.
Em um primeiro tempo marcado por muitas faltas e muita marcação do Rubro-Negro, Criciúma e Atlético entraram em campo jogando de formas muito distintas. Enquanto o Furacão entrou em campo com uma proposta de marcar em cima e aguardar o contra-ataque, o time de Santa Catarina buscou o gol desde o começo de jogo. Logo aos 2 minutos, Weverton fez uma brilhante defesa após escanteio cobrado, Souza acertou a bola com o ombro e o arqueiro defendeu. Na sequência o Criciúma atacou novamente, com um cruzamento perigoso, onde Bruno Lopes não conseguiu completar. O Atlético ameaçou atacar quando Sueliton tentou fazer o cruzamento, mas o goleiro Bruno interceptou a bola. Na sequência, foi o Criciúma que finalizou novamente, em um chute rasteiro de fora da área, Bruno Lopes obrigou Weverton a buscar a bola no canto direito.
Nos primeiros 10 minutos de jogo, os donos da casa foram em busca do resultado, pressionaram muito o Atlético, que não se encontrava no ataque. Em um contra-ataque rápido, Lucca foi derrubado por Gustavo, o zagueiro do Furacão recebeu cartão amarelo (foi o terceiro cartão de Gustavo, que não enfrenta o Fluminense). O Criciúma quase abriu o placar aos 13 minutos, quando Souza cabeceou à esquerda do gol de Weverton.
Com 20 minutos, o Criciúma continuou buscando mais o jogo, mas a defesa do Furacão estava bem em campo e conseguiu interceptar todas as chegadas da equipe catarinense, que só voltou a atacar aos 27 minutos. Após cruzamento da direita, Weverton interceptou a bola no ar. Após um começo de jogo de pressão dos catarinenses, a marcação rubro-negra conseguiu "esfriar" o ritmo da partida.
Aos 33 minutos, Serginho chutou de fora da área no canto esquerdo de Weverton, a bola foi para fora. Foi só aos 36 minutos de jogo que o Atlético teve sua primeira chance real de gol, após lançamento rasteiro de Paulinho Dias, Marcelo chutou forte, mas o goleiro do Criciúma saiu do gol e defendeu.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Lucca tabelou com Souza e chutou de fora da área por cima do gol de Weverton. Paulinho Dias ainda ameaçou chutar de fora da área, mas a bola subiu muito, e foi totalmente sem direção. A maior chance foi do Criciúma, após cruzamento da direita, em uma confusão dentro da área de Weverton, Lucca não conseguiu completar a finalização.
No segundo tempo, o Furacão volltou com a mesma proposta de esperar o Criciúma para tentar um possível contra-ataque. O atacante Dellatorre, que não apareceu tanto quanto nos últimos jogos, tomou cartão amarelo por reclamação. Para poupar o atleta e para dar mais velocidade ao Furacão, o treinador Claudinei Oliveira colocou Marcos Guilherme no lugar de Dellatorre. Logo em seguida, mais uma mexida de Claudinei, Bady saiu para a entrada de Hernani, aos 14 minutos do segundo tempo.
Mesmo com duas mudanças, o Furacão continuou com um ataque inofensivo, quem atacou foi o Criciúma, em boa jogada de Lucca e Paulo Baier, Lucca chutou cruzado, ao lado da trave direita de Weverton.
Precisando desesperadamente do resultado, o Criciúma começou a sentir a pressão, enquanto o Furacão seguia na retranca e gastando o tempo. Isso fez com que o jogo esfriasse, ambas as equipes não criaram grandes finalizações até os 30 minutos do segundo tempo.
Após muito se defender, o Furacão finalmente foi para o ataque e abriu o placar. Após arrancada de Marcos Guilherme, o meia chutou de fora da área, após a defesa do goleiro Bruno, Cléo mais uma vez mostrou oportunismo, pegou o rebote e marcou.
O Criciúma começou a apresentar muito nervosismo e foi todo ao ataque, logo após o gol, Marcos Guilherme arrancou sozinho para o ataque, ficou cara-a-cara com o goleiro Bruno, mas o arqueiro fechou bem o canto e defendeu.
O jogo começou a ficar aberto no final, pois o Criciúma precisava marcar. As duas equipes conseguiram finalizar aos 38 minutos, o Furacão com Marcelo de fora da área, e o Criciúma com Zé Carlos.
Aos 41 minutos, Bruno Lopes chutou de fora da área com perigo, mas Weverton defendeu. O Criciúma ainda pressionou no final, mas o dia era de Furacão, que após 20 rodadas, voltou a vencer fora de casa.
O Rubro-Negro volta a jogar no próximo sábado (25), contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.
%ficha=1078%