A volta ao torneio da morte!
Pois é pessoal, incrível mas acho que será a nossa triste realidade! Mais um Torneio da morte!
Muitos de vocês não tinham nascido, mas eu vivi isso! Em 1980, também participamos de um torneio da morte no Paranaense…….. E fomos campeões do mesmo! Eu fui a um jogo na velha e querida baixada, no qual vencemos por 4×1 um adversário o qual não me lembro..seria o Rio Branco? E olha que nosso ponta esquerda( saudades dessa denominação de um atacante, lembra Jairo Rosa ?) um tal de Ali, vindo do Colorado, e muito ruim de bola, foi expulso logo no 1º tempo! Esse ano foi nossa grande conquista! Campeões do torneio da morte! Mas tivemos o artilheiro do campeonato, o baixinho Arlindo, vindo do São Paulo (cria do Botafogo de Ribeirão Preto), se não me engano com 21 gols! E tínhamos um lateral que jogava nas duas, mas acabou se fixando na lateral esquerda, o Augusto Boiadeiro, de poucos recursos técnicos mas dono de um potente chute, que nos deu muitas alegrias com seus gols!
Olha pessoal, o time era fraco, mas pelo menos procurava jogar e os salários viviam atrasados! Mas esse era o nosso ATLÉTICO PARANAENSE, sempre em crise, mas com jogadores que se doavam ao time, à torcida! O Augusto Boiadeiro acabou sendo negociado com o Inter de Porto Alegre l( mas nunca vingou pelos pampas) em troca de 3 milhões de cruzeiros e mais os passes de Washington e Assis, o casal 20,( que também não vingaram lá, graças a Deus…..). O dinheiro foi aplicado na compra de um volante( e lateral direito) do Maringá, se não me engano: Detti! A partir daí, veio uma série de títulos como o bi-campeonato paranaense de 82 e 83 um 3º lugar no brasileiro de 1983!Grande time : Roberto Costa( Rafael), Ariovaldo, Jair Gonçalves, Bianchi e Sergio Moura; Jorge Luís( Detti), Nivaldo e Lino; Capitão, Washington e Assis ( Ivair)!
Uma senhora diretoria (na época, bem entendido…)conseguindo negócios altamente vantajosos para nosso querido Furacão! Sabem quem era o técnico? Geraldo Damasceno (paranaense), o Geraldino, ex-jogador do Furacão ….
E hoje, eu me pergunto: existe alguém para ser BEM NEGOCIADO neste arremedo de time? Existe um diretor capaz de fazer bons negócios PARA O TIME?
Com a palavra os ATLETICANOS que viveram essa época…