28 abr 2015 - 0h03

Conheça o Tupi, adversário do Furacão na segunda fase

Fundado em 1912, o Tupi Football Club atualmente disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. O "Galo Carijó", como é conhecida a equipe de Juiz de Fora-MG, é o adversário do Furacão na segunda fase da Copa do Brasil, com o jogo de ida nesta terça-feira (28), às 21h50, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, também conhecido em Minas como Helenão.

Tradicional equipe do interior mineiro, o Tupi foi campeão da Série D de 2011 e Campeão do Interior em 2012. Em 2013, viveu uma cena que se tornou folclórica no futebol brasileiro, marcada principalmente pela desorganização. O time disputava a quarta divisão do Nacional, em partida pelas oitavas de final contra o Aparecidense, com o placar empatado em 2 a 2 até os 44’ do segundo tempo, resultado que eliminaria os mineiros. Em um arremate do Tupi a gol, o massagista Esquerdinha, do Aparecidense, invadiu o campo e impediu que a bola entrasse ocasionando numa grande confusão que paralisou o jogo por 20 minutos e o Tupi acabou ganhando na justiça o direito de jogar a próxima fase da competição.

Outro acontecimento que ficou marcado na história da equipe de Juiz de Fora foi no final dos anos 60,quando o Tupi viveu o auge de sua história. O clube bateu as três grandes equipes da capital mineira (Cruzeiro, Atlético e América) em partidas seguidas e passou a ser conhecido como “Fantasma do Mineirão”. Vale lembrar que, na época, o Cruzeiro possuía um dos elencos mais fortes do Brasil, com uma equipe que tinha craques como Tostão, Dirceu Lopes, Piazza, entre outros grandes jogadores. A fama do “Fantasma do Mineirão” foi tanta que o Tupi foi convidado a treinar com a Seleção Brasileira da época, que tinha jogadores como Garrincha e Pelé.

O time alvinegro do interior de Minas também teve atletas renomados em seu elenco, como durante a passagem relâmpago de Romário no Galo Carijó, em 2006. Na ocasião, o Baixinho buscava o milésimo gol da carreira e chegou a vestir a camisa do Tupi e se apresentar como reforço. Porém, nunca chegou a estrear pela equipe mineira, preferindo na mesma época uma transferência para o Miami FC.

Palco da partida desta terça-feira (28), o Helenão foi inaugurado em 1988, numa área de 90 mil m². No ano seguinte, no dia 2 de dezembro, recebeu a partida entre Flamengo e Fluminense na despedida de Zico, que marcou o primeiro gol do jogo com vitória flamenguista por 5 a 0. O local é pré-indicado pelo Comitê Olímpico Brasileiro para locais de treinamentos dos Jogos de 2016.

Estádio de Juiz de Fora é indicado para treinamentos nos Jogos Olímpicos [foto:divulgação]


Em campo, o Tupi disputa este ano a Série C do Brasileirão, sob o comando do técnico Leston Junior, tendo como principal nome o atacante Daniel Morais. Para o jogo contra o Atlético, a equipe poderá estrear o atacante Felipe Augusto, inscrito no BID da CBF nesta segunda-feira. No entanto, os jogadores Kaio Wilker, Junior Lemos e Gabriel Davis não tiveram a situação regularizada e não poderão estrear contra o Furacão.



Últimas Notícias

Opinião

VERGONHA A NÍVEL NACIONAL

A partida na noite de ontem válida pela terceira-fase da Copa Do Brasil, deixou o torcedor athleticano incrédulo, insatisfeito, indignado e por que não até…