11 jun 2015 - 10h25

Pela liderança, Atlético tenta quebrar tabu contra o Grêmio

O Atlético enfrenta o Grêmio neste domingo (14), em Porto Alegre, tentando obter um resultado positivo para se manter na liderança isolada do Campeonato Brasileiro e, consequentemente, garantir tranquilidade para a preparação visando ao clássico Atletiba do próximo final de semana, na Arena da Baixada.

Além da manutenção da liderança, o Rubro-Negro busca a quinta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro, sequência que não obtém há mais de dez anos. A última vez que o Furacão obteve cinco vitórias seguidas na principal competição nacional foi em 2005, quando venceu sucessivamente Flamengo, Fortaleza, Brasiliense, Coritiba e Atlético-MG. De lá para cá, o máximo que o Atlético conseguiu foram quatro vitórias seguidas: em 2009, contra Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Grêmio Barueri; em 2013, ao derrotar em sequência Portuguesa, Atlético-MG, Goiás e Bahia; novamente em 2013, vencendo Criciúma, Botafogo, Náutico e Santos e; na temporada atual, em que já superou Atlético-MG, Joinville, Figueirense e Vasco.

Todavia, para superar essas marcas e prosseguir no topo da tabela, o Furacão precisará quebrar um tabu. Afinal, há 32 anos o Atlético não vence o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro jogando no Rio Grande do Sul. A última (e única) vitória do Rubro-Negro sobre o Tricolor na casa do adversário, em partidas válidas pelo Brasileirão, ocorreu no longínquo ano de 1983 quando, com gols de Capitão e Washington, derrotou os anfitriões por 2 a 1 (Leandro descontou para os gaúchos). O melhor resultado obtido pelo Atlético contra o Grêmio em Porto Alegre aconteceu em 2002, em confronto pela extinta Copa Sul-Minas, que terminou com uma goleada de 5 a 1 para o Furacão com um show de Adauto.

Pelo Campeonato Brasileiro, contabilizando todos os confrontos, os tricolores levam vantagem sobre os rubro-negros: são 21 vitórias do Grêmio, 13 empates e apenas nove vitórias do Furacão.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…