Pela liderança, Atlético tenta quebrar tabu contra o Grêmio
O Atlético enfrenta o Grêmio neste domingo (14), em Porto Alegre, tentando obter um resultado positivo para se manter na liderança isolada do Campeonato Brasileiro e, consequentemente, garantir tranquilidade para a preparação visando ao clássico Atletiba do próximo final de semana, na Arena da Baixada.
Além da manutenção da liderança, o Rubro-Negro busca a quinta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro, sequência que não obtém há mais de dez anos. A última vez que o Furacão obteve cinco vitórias seguidas na principal competição nacional foi em 2005, quando venceu sucessivamente Flamengo, Fortaleza, Brasiliense, Coritiba e Atlético-MG. De lá para cá, o máximo que o Atlético conseguiu foram quatro vitórias seguidas: em 2009, contra Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Grêmio Barueri; em 2013, ao derrotar em sequência Portuguesa, Atlético-MG, Goiás e Bahia; novamente em 2013, vencendo Criciúma, Botafogo, Náutico e Santos e; na temporada atual, em que já superou Atlético-MG, Joinville, Figueirense e Vasco.
Todavia, para superar essas marcas e prosseguir no topo da tabela, o Furacão precisará quebrar um tabu. Afinal, há 32 anos o Atlético não vence o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro jogando no Rio Grande do Sul. A última (e única) vitória do Rubro-Negro sobre o Tricolor na casa do adversário, em partidas válidas pelo Brasileirão, ocorreu no longínquo ano de 1983 quando, com gols de Capitão e Washington, derrotou os anfitriões por 2 a 1 (Leandro descontou para os gaúchos). O melhor resultado obtido pelo Atlético contra o Grêmio em Porto Alegre aconteceu em 2002, em confronto pela extinta Copa Sul-Minas, que terminou com uma goleada de 5 a 1 para o Furacão com um show de Adauto.
Pelo Campeonato Brasileiro, contabilizando todos os confrontos, os tricolores levam vantagem sobre os rubro-negros: são 21 vitórias do Grêmio, 13 empates e apenas nove vitórias do Furacão.