19 ago 2015 - 10h44

O desempenho atleticano em números

No último fim de semana chegou ao fim o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2015. O Atlético, de forma surpreendente, fez uma de suas melhores campanhas nas primeiras 19 rodadas.

Enquanto a equipe se prepara para estrear na Copa Sul-Americana, a Furacao.com reuniu as estatísticas do Rubro-Negro disponibilizadas no Footstats a maior empresa de estatísticas especializadas em futebol na América Latina. Reveja e entenda, em detalhes, a bela campanha da equipe comandada por Milton Mendes.

Pontuação e Gols

Foram 57 pontos em disputa com o Atlético conquistando 30, totalizando um bom aproveitamento de 52,6%. Tal pontuação fez com que a equipe ficasse na 8° colocação. O atual líder da competição, o Corinthians, conseguiu incríveis 40 pontos e 70,18% de aproveitamento. A equipe paulista, porém, vem sendo alvo de ataque de todos os adversários devido ao alto número de "erros" da arbitragem em seu favor na competição.

Quanto aos gols, o Rubro-Negro marcou em 23 ocasiões e sofreu 21 gols. O desempenho ofensivo foi, assim como a classificação geral, o 8° melhor, enquanto o defensivo foi o 9° melhor junto com outras seis equipes. O melhor ataque pertence ao Atlético-MG, com 33 gols pró, e a melhor defesa ao Corinthians, com 14 gols concedidos. A equipe marcou em média 1,2 gols por jogo e sofreu 1,1 por partida.

O atleta que mais marcou gols pelo Furacão foi o meia Nikão, que balançou as redes adversárias em 4 oportunidades. Seguindo de perto o artilheiro estão Walter, Marcos Guilherme e Hernani, todos com 3 gols. O maior goleador do campeonato até o momento é o avante Ricardo Oliveira, do Santos.

Dos 23 gols atleticanos, 20 foram marcados em finalizações dentro da grande área, 2 em cobranças de pênalti e 1 em uma cobrança de falta. A falta de gols marcados em tiros de longa distância preocupa, visto que cada vez mais os adversários estão entendendo a forma de jogar do Atlético. A equipe também costuma marcar a maioria dos gols na metade de cada um dos tempos, foram 5 gols em cada uma das partes, porém, sofre com gols nos minutos finais dos tempos: sofreu 5 gols nos últimos 15 minutos do primeiro tempo e 10 gols na última meia-hora de partida.

Finalizações, Assistências, Dribles, Passes e Lançamentos

O atacante Walter, apesar de preparar muitas jogadas e dar assistências -veja detalhadamente abaixo-, pode ser chamado de "chuta-chuta". Foram 19 chutes em gol, o que mais acertou, e 21 ao gol, o segundo que mais errou no elenco. O segundo atleta que mais acerta chute é o meia Marcos Guilherme, com 15 finalizações no alvo, enquanto o volante Hernani é o que mais erra o gol adversário: 23 chutes para fora. Um dado interessante sobre os volantes atleticanos é que ambos arriscam bastante quando sobem ao ataque, tendo os dois acertado 7 chutes e Otávio sendo o terceiro que mais errou, com 19 finalizações ao gol. No campeonato, Lucas Pratto, do Atlético-MG, é quem mais acerta o gol -32- e Ricardo Oliveira, do Santos, quem mais erra: 29 chutes para fora.

É considerado uma assistência para gol o último passe antes do atleta finalizar. Desde que a jogada pessoal do artilheiro não seja extensa, também é considerado o último passe como assistência. Walter é o maior garçom do elenco, com 4 assistências, seguido de perto por Nikão, que tem 3 assistências. Giuliano, do Grêmio, e Patric, do Atlético-MG, tem 6 assistências cada na competição.

O maior driblador do elenco é o lateral direita Eduardo. O jogador completou 13 de suas ações de drible, porém, foi parado em 5 oportunidades. O segundo que mais acerta neste quesito é Nikão, com 12 dribles completos, enquanto Walter fica empatado com Eduardo com 5 dribles errados. Luand, do Grêmio, é quem mais acerta com 19 dribles, enquanto Alexandre Pato, do São Paulo, é quem mais erra, com 10 dribles, ao todo.

Um dos destaques do Brasileiro, o volante Otávio é o motorzinho do Furacão. O atleta tem 703 passes certos até o momento, com uma ligeira vantagem para Eduardo, o segundo que mais acertou neste quesito, com 683. Na outra ponta, Eduardo é quem mais errou passes, com 110 erros, seguido por Hernani, com 87. No geral, Rafael Carioca, do Atlético-MG e também volante, tem impressionantes 1038 passes certos, enquanto Dener Assunção, da Chapecoense, é quem mais errou, com 131 passes desperdiçados.

O quesito de lançamentos abordado pelo site é dominado por goleiros, por conta dos tiros de meta e dos chutes para frente após um recuo. Weverton, que vem melhorando sua saída de bola desde a última temporada, acertou 116 lançamentos contra 135 de Victor, do Atlético-MG, e errou 145 "chutões" contra impressionantes 224 erros do mesmo Victor.

Perda de posse, Viradas de jogo e Impedimentos

Mais importante que uma equipe manter a posse de bola, é não perdê-la. Pelo Atlético, Walter foi quem mais perdeu a bola aós tê-la em seu domínio: 127 vezes. Nikão é o segundo que mais errou neste quesito, com 113 perdas. No geral do campeonato, Luan, do Grêmio, perdeu a bola em 174 ocasiões.

Na estatística de "Viradas de Jogo" a dupla de volantes se destaca mais uma vez pelo alto número de tentativas. Foram 24 acertos de Otávio, o maior número da equipe, e 4 erros, enquanto Hernani acertou 10, apenas atrás de Otávio, e também errou 4 inversões. Walter, com 5 viradas erradas, é quem mais errou. Fernando Bob, da Ponte Preta, com 37 acertos, e Paulo Roberto, do Figueirense, e Egídio, do Palmeiras, com 6 erros cada, lideram nacionalmente.

Walter aparece na liderança negativa dos impedimentos também, sendo flagrado em na "banheira" em 11 ocasiões. Douglas Coutinho ficou em impedimento por 7 vezes. No geral, Everton, do Flamengo, e Clayton, do Figueiense, com 16 impedimentos cada, são os atletas que mais vezes ficam à frente da última linha.

Desarmes, Rebatidas, Defesas, Faltas e Cartões

Com 74 desarmes corretos, Otávio é o melhor neste quesito em todo o Brasileiro. No Atlético, Eduardo é o segundo que mais desarma -52 vezes- enquanto que no geral Leandro Silva, do Figueirense, fica na segunda colocação com 69 desarmes corretos. Na outra ponta e dentro do elenco as posições se invertem, com Eduardo errando mais, com 9 erros, seguido de Otávio e Hernani, com 8 desarmes incorretos cada. Leandro Silva, do Figueirense, e Anselmo Moraes, do Joinville, são os que mais erraram na competição: 17 erros cada.

O quesito das rebatidas é próprio para zagueiros, mas no Atlético a estatística é um pouco diferente. Kadu lidera, com 166 rebatidas, mas o lateral Eduardo aparece na sequência, com 91 rebatidas. Na liderança desta estatística no campeonato está Pedro Geromel, do Grêmio, com 226 rebatidas.

Já o quesito "Defesa/Bloqueio de Finalização" é próprio para os goleiros. O arqueiro do Furacão, Weverton, que continua tendo grande destaque e agora passou a pegar pênaltis também – já foram 2 neste primeiro turno -, é o terceiro goleiro que mais faz defesas junto com Danilo, da Chapecoense. Foram 49 defesas. Quem lidera a estatística nacionalmente é Marcelo Lomba, da Ponte Preta, com 55.

Três atletas do Rubro-Negro ultrapassaram a marca de 30 faltas cometidas. Foram eles o atacante Walter (36), o lateral Eduardo e o volante Hernani (31 faltas cada). Do outro lado, Nikão foi o mais caçado, sofrendo 20 faltas, enquanto Otávio vêm na sequência com 18 faltas sofridas. Fernando Bob, da Ponte Preta, é quem mais cometeu faltas até agora, 52, e Luan, do Grêmio, quem mais sofreu, com 63.

Kadu, Nikão e Hernani levaram 5 cartões amarelos cada, um número elevado sendo que apenas 19 rodadas foram disputadas até agora, mas ainda assim atrás dos líderes nesta estatística; Willins, do Cruzeiro, e Wallace, do Grêmio, foram advertidos em 9 ocasiões. O que preocupa ainda mais que o número de cartões amarelos é o elevadíssimo número de cartões vermelhos. Foram quatro jogadores do Atlético expulsos até o momento, sendo que Walter foi mandado para o vestiário mais cedo em duas ocasiões. Jadson, Alan Ruschel e Hernani também foram expulsos. Apenas Gum, do Fluminense, conseguiu igualar Walter e ser expulso duas vezes.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…