Campeonatos estaduais
A CBF deu mais um golpe no futebol brasileiro, fortalecendo ainda mais as Federações em detrimento dos clubes que, omissos, apenas se limitaram a manifestar algumas indignações através de poucos dirigentes.
Então, considerando este cenário de fortalecimento das federações, sugiro que os campeonatos estaduais sejam disputados o ano todo, por equipes que não disputassem o Brasileiro das Séries A, B e C, ficando o mês de Março para um torneio entre os melhores colocados estaduais e seus respectivos representantes das competições nacionais.
Este torneio serviria tanto como pré-temporada para o campeonato nacional, com também uma forma de contemplar os melhores dos estaduais, que ainda teriam participação assegurada na série D.
Desta forma os clubes pequenos do interior teriam calendário o ano todo, tanto para revelar jogadores, como para manter suas estruturas.
Isto seria uma solução paliativa e conciliadora, visto que a melhor solução seria a Revolução dos clubes das Sérias A, B e C formando uma Liga Nacional, independente da CBF e das Federações.
O mesmo valeria para os clubes menores e até amadores.
Ligam-se! Formem suas ligas.