17 out 2001 - 12h05

Morre Sônia Nassar – uma estrela atleticana

Faleceu hoje a jornalista Sônia Regina Nassar. Uma das pioneiras no jornalismo esportivo brasileiro, Soninha, como era carinhosamente chamada pelos companheiros, realizou a cobertura do Clube Atlético Paranaense por diversos anos. Trabalhou em rádio, televisão e jornal, completando 32 anos de jornalismo esportivo. Até pouco tempo, era a responsável pelos textos sobre o Atlético na Tribuna do Paraná.

Além disso, era a responsável pela festa Plumas e Paetês. O velório vai ser na capela do Cemitério Municipal de Curitiba.

A equipe Furacao.com está de luto pelo falecimento de mais um atleticano ilustre. Sônia estará agora ao lado de grandes rubro-negros como Jofre Cabral e Silva e Rubens Passerino Moura, protegendo e torcendo para o Furacão.

Como homenagem, publicamos um artigo escrito pela jornalista sobre o Atlético:

O QUE REPRESENTA O ATLÉTICO PARA MIM

Nasci na Rua Desembargador Motta, entre as avenidas Iguaçu e Getúlio Vargas. Ou melhor, nasci na Casa de Saúde Moysés Paciornik. Passei minha infância inteira na Água Verde. Joguei bola, corri atrás de balão e soltei pipa no antigo campo do Cinco de Maio (lembram-se dele?), hoje Praça Afonso Botelho. Quase sempre atravessava a Rua Buenos Aires e ia dar uma espiadinha no Estádio Joaquim Américo.

Nos dias de jogo – naquela época ainda não era tão ligada em futebol – assitia, da janela de minha casa, a todo o movimento de chegada e saída de carros e torcedores. Era gostoso ver todo aquele povo de bandeira na mão e com a camisa do Atlético. Prarticamente me criei na Baixada. Então, não poderia dar outra: quem morava na Água Verde, tinha, obrigatoriamente, de torcer pelo Atlético. Ai daquele que torcia pelos inimigos!

Foi assim que o Atlético começou a entrar na minha vida. Na verdade, o Atlético já fazia parte do cotidiano de minha família. Tive, também, parentes bem próximos que fizeram parte da diretoria rubro-negra, como o saudoso Waldomiro Pedroso, presidente no ano de 1950, casado com uma tia. Aos poucos, fui me familiarizando com o futebol e, em 1968, decidi mergulhar de cabeça. Assisti a alguns jogos do campeonato daquele ano no Estádio Joaquim Américo, e não saí mais dele.

Dois anos depois, comecei a trabalhar como repórter da extinta Rádio Guairacá e mais tarde fui para a Tribuna do paraná, jornal em que trabalho até hoje. São vinte e quatro anos de crônica esportiva, acordando, dormindo, comendo e respirando Atlético, onde passei a maior parte de minha carreira. Comecei como setorista do Ferroviário, depois Colorado, passando por Pinheiros e Coritiba. Mas, sempre me mandavam de volta para a Baixada.

Tentar passar para o papel o significado do Atlético para mim é difícil demais. Teria de escrever um livro. Como não posso, prefiro sintetizar: o Atlético é um estado de espírito! Se ele vai bem, todos nós vamos bem. Se vai mal, sai da frente!…

Texto originalmente publicado no livro Atlético: a paixão de um povo



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…