Preparador de goleiros: herói anônimo
Pouca gente dá a importância devida a um dos mais importantes integrantes de uma comissão técnica. Trata-se do preparador de goleiros, um profissional que tem dedicação plena ao seu trabalho, ensinando uma série de técnicas (posicionamento, saída do gool, saída de bola, colocação, forma física etc.) e muitas vezes revelando valores.
No Atlético Paranaense ele atende pelo nome de ALMIR DOMINGUES, com passagens pelo Paraná Clube, Yokohama, Paysandu, Goiás e Juventude. Dedicado e competente, ele vem fazendo um belo trabalho com os goleiros do rubro-negro, tanto que a luta para ser titular é muito grande, pois todos estão no mesmo nível, graças a um trabalho diário com muita garra e disciplina.
Muitas vezes o treino oficial nem começou e lá estão os goleiros e seu treinador se movimentando, fazendo aquecimento. O mesmo acontece nos jogos, antes do início da partida, aparece o trio com defesas e chutes a gool de várias distâncias. Lá está o Almir Domingues dos Santos exigindo o máximo dos goleiros, sempre com uma dose muito grande de entusiasmo e alto astral.
O Clube Atlético Paranaense (CAP) sempre revelou grandes goleiros, casos de Ricardo Pinto, Roberto Costa, Vanderlei, Rafael, Altevir e muitos outros que ganharam fama. Para a Seleção do Brasil saiu o goleiro Alfredo Gottardi, o inesquecível CAJU. Recentemente o garoto Cleber foi emprestado e já é titular na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Atualmente o preparador de goleiros trabalha com quatro valores no time de cima: Tiago Cardoso (21 anos), Diego (26 anos), Andrey (22 anos) e Vinicius (20 anos).
Fica difícil você apontar quem está melhor, pois tudo depende de uma boa preparação e o Atlético Paranaense tem o que comemorar, pois neste setor a experiência de Almir faz dos goleiros uma força importante na qualidade do plantel. Diego, o melhor do Brasil em duas temporadas, após uma contusão perde a posição para o garoto de 21 anos Tiago Cardoso, que acaba de renovar seu contrato com o clube até 2008. Tiago é muito aplicado, frio em algumas ocasiões, mas com inegável talento. È hoje um dos melhores goleiros em exibição neste brasileirão.
Por tudo isso, nossa justa homenagem ao preparador de goleiros ALMIR DOMINGUES, lembrando também do Privati (Waldemar Edson Privati), que está com o elenco de juniores. Privati já passou pelo União São João de Araras, Velo Clube, Fernadópolis, Olímpia, São José, Independente e Mamoré. São homens desta grandeza que brilham numa comissão técnica, desempenhando importante papel no dia-a-dia do clube, construindo alicerces para as vitórias e os títulos tão comemorados pelas torcidas.