2 dez 2006 - 12h58

Conmebol explica liberação do estádio do Pachuca

Uma questão matemática. Essa foi a justificativa da Confederação Sul-Americana de Futebol ao liberar o estádio Hidalgo, do Pachuca, para a final da Copa Sul-Americana. Oficialmente, o estádio mexicano tem capacidade para 30 mil pessoas – inferior ao número exigido pela Conmebol para a disputa das finais das competições organizadas pela entidade, que é de 40 mil lugares. Mas, de acordo com o diretor de imprensa da Conmebol, Nestor Benítez, os números apresentados pelo Pachuca são diferentes dos que o clube divulga em seu site oficial.

“Temos um documento que auferiu a capacidade do Estádio Hidalgo em 38.905 lugares. Ele tem o aval de todas as autoridades mexicanas”, disse em entrevista ao jornal Tribuna do Paraná.

Ontem, a Furacao.com denunciou a estranha liberação do estádio Hidalgo para sediar o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana deste ano, entre Pachuca e Colo-Colo. Toda a confusão vem desde o ano passado, quando a Conmebol não permitiu que a final da Copa Libertadores da América fosse disputada na Kyocera Arena, o estádio mais seguro e moderno do Brasil, que cumpre todas as exigências e determinações de infra-estrutura e segurança exigidos pela Fifa, por não ter capacidade de no mínimo 40 mil pessoas, determinação do regulamento tanto da Libertadores quanto da Copa Sul-Americana para as finais das competições.

“O estádio do Atlético Paranaense tem uma diferença de quase 20 mil pessoas em relação ao regulamento. Na Libertadores, queriam utilizar uma estrutura metálica, que é proibida pela Fifa”, tentou justificar Benítez. “Nunca agimos com má-fé com o Paranaense e nem qualquer outro clube. A Conmebol trata todos de maneira igual”, completou.

Estádio Hidalgo

De propriedade do Club de Futbol Pachuca, o estádio Hidalgo foi inaugurado em fevereiro de 1993. A reportagem da Furacao.com fez uma pesquisa no site oficial da Federação Mexicana de Futebol e constatou que, oficialmente, o estádio do Pachuca tem capacidade para apenas 30 mil pessoas, desmentindo a tese do diretor de imprensa da Conmebol.

Pelos números divulgados pela entidade máxima do futebol mexicano, o estádio Hidalgo tem capacidade para 30 mil pessoas, divididos da seguinte maneira: 23.050 lugares nas arquibancadas e 6.950 lugares nas sociais e camarotes.

Clique aqui e confira a página especial sobre o Estádio Hidalgo, disponível no site oficial da Federação Mexicana de Futebol.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…