24 jan 2007 - 14h14

Etto se naturaliza croata e pensa em seleção

O jogador brasileiro Oelilton Araújo dos Santos, mais conhecido como Etto e atualmente no Dínamo de Zagreb, obteve a nacionalidade croata e já pensa na convocação à seleção do país.

Segundo informações do UOL Esportes, o jogador pode se tornar o segundo brasileiro a ser convocado na seleção da Croácia, depois de seu companheiro de time Eduardo da Silva, que é o atual titular no ataque do elenco nacional. "Acho que Etto tem grande chances de encontrar seu lugar na seleção croata. Ele já tem a simpatia do técnico Slaven Bilic há seis meses. Sua nacionalidade era um inconveniente", afirmou Cvijanovic.

Ano passado, Etto foi alvo de ofensas racistas no futebol croata, numa partida contra o Hadjuk Split, pelo campeonato local. Toda vez que o jogador tocava na bola, a torcida imitava macacos para insultá-los. Na ocasião, a Federação Croata decretou a punição de um jogo com portões fechados para o Hadjuk Split, além do pagamento de uma multa de 20.000 kunas (2.800 euros).

Atualmente, o Dínamo de Zagreb disputa duas competições: o Campeonato Croata (PRVA League) e a Copa da Croácia. Na primeira competição, o time de Etto é o líder com 47 pontos, três a mais que o Hajduk Split. Já na Copa da Croácia, o Dínamo está nas semifinais da competição. O adversário é o próprio Hajduk Split.

Carreira

Depois de ficar mais de 25 dias treinando no CT do Caju, a contratação de Etto foi anunciada pela diretoria atleticana em março de 2005. O jogador chegou a ser titular da equipe, mas acabou perdendo a disputa com Jancarlos pela vaga na lateral-direita. Com a chegada do então técnico Antonio Lopes, ele voltou a ter algumas oportunidades, mas suas más atuações o levaram para o time B. Em agosto do mesmo ano, Etto acabou aceitando a proposta do Dínamo Zagreb e foi emprestado pelo período de uma temporada.

Natural de Valente, na Bahia, o jogador começou sua carreira no Fluminense de Feira de Santana. Em 2002, destacou-se no Campeonato do Nordeste e foi contratado pelo Bahia. Depois, teve seus direitos federativos adquiridos pelo Criciúma, que o emprestou ao Paraná Clube.

Colaboração: Adit Miranda e Eduardo Coelho



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…