O valor da Kyocera Arena
Os números apresentados pelo Atlético Paranaense provam que existe um público disposto a pagar um preço justo pelo futebol, desde que lhe ofereçam conforto e segurança em um estádio que trata o espetáculo esportivo como entretenimento familiar e não como aventura perigosa. O problema é que apenas este mesmo público, o mesmo de sempre, com algumas pequenas variações, é que está disposto a pagar o valor atual do ingresso na Arena.
A Kyocera Arena recebe um público médio de mais da metade de sua capacidade total (se considerarmos também os jogos da Libertadores), mostrando-se disposto a pagar um ingresso mais caro, pois tinha a certeza que teria retorno do investimento realizado.
Os comerciantes que operam as diversas atividades comerciais na Kyocera Arena com certeza estão satisfeitos, pois atendem um público ordeiro e que consomem muito, gerando receita para o seu negócio e também para o clube, que tem participação nas receitas alternativas.
O futebol brasileiro tem plenas condições de gerar receitas para sua manutenção e melhoria, basta que clubes e suas entidades representativas pensem-no como um negócio de entretenimento oferecendo a qualidade que com certeza o consumidor está disposto a comprar. Enquanto isso, os menos favorecidos continuam do lado de fora.