Lei estadual obriga execução de hinos nos estádios
O torcedor atleticano que comparecer à Kyocera Arena neste domingo, para a partida contra o Atlético-MG, poderá conferir uma novidade que passa a valer em todos os estádios de futebol do estado. Uma lei aprovada pela Assembléia Legislativa do Paraná obriga os clubes a executarem o hino nacional e o hino estadual antes de qualquer evento esportivo no Paraná. A obrigatoriedade está na lei 15.570, de 13 de agosto de 2007.
De acordo com o art. 1º da nova lei estadual, Fica estabelecido que, em todos os jogos esportivos federados no estado do Paraná, haverá a execução do Hino Nacional e do Estado do Paraná, antes do início das competições. No texto da nova lei, entende-se que a execução dos hinos é um exemplo de patriotismo. A incorporação da execução do Hino Nacional e do Estado do Paraná em todos os jogos esportivos torna-se ferramenta importante e indispensável quanto à solidificação de valores cívicos capazes de contribuir para o aumento do patriotismo.
A nova lei paranaense não é novidade no Brasil. Em São Paulo existe lei semelhante, obrigando a execução do Hino Nacional em todos os eventos esportivos realizados no estado.