CBF exclui campeão brasileiro da sul-americana em 2009
A CBF divulgou o regulamento do Campeonato Brasileiro da Série A deste ano com apenas uma novidade em relação ao de 2007. Ao contrário de edições anteriores, o campeão do torneio não poderá participar da Copa Sul-Americana em 2009.
O artigo 7 do documento divulgado pela entidade em seu site diz que "nenhum clube, em nenhuma hipótese, poderá disputar as duas competições da Conmebol, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana".
Como o campeão brasileiro se classifica para a Libertadores, este clube está, então, fora da Sul-Americana e os classificados serão os que terminarem das 5ª até a 12ª posição.
Campeão em 2007, o São Paulo tem vaga assegurada na edição deste ano da Sul-Americana, assim como Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Internacional e Atlético-PR.
O torneio segue sendo disputado por 20 clubes, na fórmula de pontos corridos. Os quatro últimos colocados serão rebaixados para a Série B e os quatro primeiros garantirão uma vaga na Copa Libertadores de 2009, sendo que o pior colocado destes times terá que disputar uma fase prévia antes da competição continental.
Se uma equipe brasileira for a campeão da Libertadores de 2008, ela garantirá vaga automática nesta competição no ano que vem e , assim, o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro de 2008 também terá que disputar a fase prévia da competição continental.
O Campeonato Brasileiro tem a primeira rodada marcada para o próximo dia 10 de maio e o encerramento está previsto para o dia 7 de dezembro.