O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
25 abr 2008 - 10h43

Um clube de futebol, sim; o Atlético Paranaense

O Atlético, assim como o Manchester United, o Milan, o Liverpool, a Internazionale, o Roma, o Dallas, o Boca Juniors, o Atlas, o Peñarol, o Real Madrid, o São Paulo, o Grêmio, o Figueirense, o Coritiba, o Botafogo, o Atlético Mineiro, o Náutico e tantos outros, é apenas e tão somente um clube de futebol, sim.

Nos últimos anos, este clube de futebol se transformou de um time sem dinheiro, sem estrutura e sem elenco, num dos mais estruturados e importantes clubes do Brasil, com um desenvolvimento sem igual.

Como diria o Lula, ‘nunca na história desse país’ se viu um clube fazer o que o Atlético fez: construíu uma moderna Arena, construíu um dos melhores Centros de Treinamento do Brasil e da América Latina (de padrão europeu), montou uma estrutura técnica, administrativa, médica, de preparação física, de informática e outras habilidades, absolutamente sem igual no nosso mercado. E ainda tem capacitado e revelado jovens craques todos os anos (os quais são vendidos, infelizmente, pelas nossas necessidades de receita – não coberta pelos baixos índices de associação dos nossos torcedores).

Além disso, conseguiu ser campeão estadual 8 vezes em 10 anos, além de sido Campeão Brasileiro, Vice Brasileiro e Vice da Libertadores das Américas, no mesmo período.

É pouco?

E o trabalho de construção do futuro deste nosso time de futebol ainda não está terminado.

Temos a Arena por concluir, além da necessidade de continuar crescendo – como clube de futebol.

Temos um projeto, de grandiosidade, que muitos ainda não compreenderam, que é o de ser um dos mais importantes clubes de futebol das Américas.

Falta muito? Falta.

Mas o que mais falta é a verdadeira adesão dos atleticanos, a este projeto.

Talvez, as idéias dos que administram o Atlético não tenham sido clara e suficientemente explicadas aos torcedores. Por isso, muitos querem derrubar tudo. Alguns querem derrubar a diretoria, outros querem até ‘desmodernizar’ a Arena.

Fruto da desinformação.
E de uma falta de um amor maior do nosso clube de futebol.

Não seremos imbatíveis, nunca – como os times que citei no primeiro parágrafo e outros não são.

Ninguém é imbatível.
Ninguém é perfeito.

Nosso clube de futebol tem um foco: a excelência. Traduzindo: Qualidade Total, em todos os aspectos da vida, do dia-a-dia da nossa instituição.

Só que, vale lembrar, futebol é um jogo, no qual não se podem garantir resultados. Não é assim que é?

Acredito, muito, no foco do nosso clube de futebol, do nosso Atlético, como time, como instituição, como business – e é esta parte da história que muitos não conseguem compreender.

A de que não se faz um senhor clube de futebol sem muito dinheiro – das mais variadas fontes (inclusive dos sócios).

Conquistamos a marca de 10 mil sócios, a qual, convenhamos, é ridícula para o tamanho e o amor que dizem que a nossa torcida rubro-negra tem.

Quem não pode pagar cincoentinha?
Não, não é para resolver – é para ajudar a resolver.

Muitos só são atleticanos no bem-bom das vitórias – e estes, para mim, são falsos atleticanos. São egoístas – colocam-se acima do Atlético.

Tínhamos, com a Arena que temos, que ter pelo menos 20 mil sócios. E 40 mil com a Arena concluída.

Para que quem não for sócio tenha que pagar caríssimo o ingresso que restar, para ir torcer pelo nosso Furacão.

No Barcelona, por exemplo, é assim. Casa cheia todos os jogos, só com os sócios. Às vezes alguém não pode ir e libera seu lugar para ser vendido…mas isso é raro.

É igual no Milan, no Ajax, na Juve…
Casa cheia, de torcida a favor e toda formada por sócios. Tem fila, anos antes, para conseguir aderir e comprar o pack de ingressos.

Podemos investir em outros esportes?
Podemos. Mas só quando o Clube de Futebol estiver dando muito lucro e houver incentivos fiscais para apoiar outros esportes (abatendo do imposto de renda e de outras cobranças federais, estaduais e municipais).

Vamos ganhar dinheiro com o volei, o basquete, o atletismo e outros esportes? Dificilmente, mesmo com o mesmo padrão profissional elevado de administração que temos.

Talvez, daqui muitos anos, quando o Clube de Futebol estiver dando muito lucro, possamos criar um Clube Social (mas com administação e associação em separado – com custo menor, vá lá, para os sócios do futebol).

Mas isso não é, nem deve ser prioridade, hoje.

Hoje, nossa prioridade, projeto, objetivo e futuro é ser um Senhor Clube de Futebol, sim: o nosso Clube Atlético Paranaense.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…