Um clube de futebol, sim; o Atlético Paranaense
O Atlético, assim como o Manchester United, o Milan, o Liverpool, a Internazionale, o Roma, o Dallas, o Boca Juniors, o Atlas, o Peñarol, o Real Madrid, o São Paulo, o Grêmio, o Figueirense, o Coritiba, o Botafogo, o Atlético Mineiro, o Náutico e tantos outros, é apenas e tão somente um clube de futebol, sim.
Nos últimos anos, este clube de futebol se transformou de um time sem dinheiro, sem estrutura e sem elenco, num dos mais estruturados e importantes clubes do Brasil, com um desenvolvimento sem igual.
Como diria o Lula, ‘nunca na história desse país’ se viu um clube fazer o que o Atlético fez: construíu uma moderna Arena, construíu um dos melhores Centros de Treinamento do Brasil e da América Latina (de padrão europeu), montou uma estrutura técnica, administrativa, médica, de preparação física, de informática e outras habilidades, absolutamente sem igual no nosso mercado. E ainda tem capacitado e revelado jovens craques todos os anos (os quais são vendidos, infelizmente, pelas nossas necessidades de receita – não coberta pelos baixos índices de associação dos nossos torcedores).
Além disso, conseguiu ser campeão estadual 8 vezes em 10 anos, além de sido Campeão Brasileiro, Vice Brasileiro e Vice da Libertadores das Américas, no mesmo período.
É pouco?
E o trabalho de construção do futuro deste nosso time de futebol ainda não está terminado.
Temos a Arena por concluir, além da necessidade de continuar crescendo – como clube de futebol.
Temos um projeto, de grandiosidade, que muitos ainda não compreenderam, que é o de ser um dos mais importantes clubes de futebol das Américas.
Falta muito? Falta.
Mas o que mais falta é a verdadeira adesão dos atleticanos, a este projeto.
Talvez, as idéias dos que administram o Atlético não tenham sido clara e suficientemente explicadas aos torcedores. Por isso, muitos querem derrubar tudo. Alguns querem derrubar a diretoria, outros querem até ‘desmodernizar’ a Arena.
Fruto da desinformação.
E de uma falta de um amor maior do nosso clube de futebol.
Não seremos imbatíveis, nunca – como os times que citei no primeiro parágrafo e outros não são.
Ninguém é imbatível.
Ninguém é perfeito.
Nosso clube de futebol tem um foco: a excelência. Traduzindo: Qualidade Total, em todos os aspectos da vida, do dia-a-dia da nossa instituição.
Só que, vale lembrar, futebol é um jogo, no qual não se podem garantir resultados. Não é assim que é?
Acredito, muito, no foco do nosso clube de futebol, do nosso Atlético, como time, como instituição, como business – e é esta parte da história que muitos não conseguem compreender.
A de que não se faz um senhor clube de futebol sem muito dinheiro – das mais variadas fontes (inclusive dos sócios).
Conquistamos a marca de 10 mil sócios, a qual, convenhamos, é ridícula para o tamanho e o amor que dizem que a nossa torcida rubro-negra tem.
Quem não pode pagar cincoentinha?
Não, não é para resolver – é para ajudar a resolver.
Muitos só são atleticanos no bem-bom das vitórias – e estes, para mim, são falsos atleticanos. São egoístas – colocam-se acima do Atlético.
Tínhamos, com a Arena que temos, que ter pelo menos 20 mil sócios. E 40 mil com a Arena concluída.
Para que quem não for sócio tenha que pagar caríssimo o ingresso que restar, para ir torcer pelo nosso Furacão.
No Barcelona, por exemplo, é assim. Casa cheia todos os jogos, só com os sócios. Às vezes alguém não pode ir e libera seu lugar para ser vendido…mas isso é raro.
É igual no Milan, no Ajax, na Juve…
Casa cheia, de torcida a favor e toda formada por sócios. Tem fila, anos antes, para conseguir aderir e comprar o pack de ingressos.
Podemos investir em outros esportes?
Podemos. Mas só quando o Clube de Futebol estiver dando muito lucro e houver incentivos fiscais para apoiar outros esportes (abatendo do imposto de renda e de outras cobranças federais, estaduais e municipais).
Vamos ganhar dinheiro com o volei, o basquete, o atletismo e outros esportes? Dificilmente, mesmo com o mesmo padrão profissional elevado de administração que temos.
Talvez, daqui muitos anos, quando o Clube de Futebol estiver dando muito lucro, possamos criar um Clube Social (mas com administação e associação em separado – com custo menor, vá lá, para os sócios do futebol).
Mas isso não é, nem deve ser prioridade, hoje.
Hoje, nossa prioridade, projeto, objetivo e futuro é ser um Senhor Clube de Futebol, sim: o nosso Clube Atlético Paranaense.