8 fev 2009 - 14h37

Cidade de Toledo receberá o Atlético nesta quarta-feira

Depois de jogar em Cascavel, o Atlético atuará na cidade vizinha de Toledo, ainda no Oeste do Paraná. Curiosamente, as duas localidades devem muito de seu desenvolvimento a um atleticano. Foi o Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, rubro-negro e responsável pela construção das primeiras arquibancadas de concreto da Baixada, quem sancionou as leis decretando a criação dos municípios de Cascavel e Toledo, no final de 1951.

Toledo conta atualmente com aproximadamente 120 mil habitantes e ocupa o terceiro lugar em índice de desenvolvimento humano entre as dez maiores cidades do estado. A cidade é nacionalmente conhecida pela Festa Nacional do Porco no Rolete, realizada em setembro.

Apesar de ser uma das cidades mais desenvolvidas do Paraná, quando o assunto é futebol Toledo ainda sofre grande influência de outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul. Segundo a recente consulta do Paraná Pesquisas, mais da metade da população torce para times paulistas e gaúchos (com liderança de Corinthians, Palmeiras e Grêmio). Os times paranaenses com mais torcida na cidade são justamente os do jogo desta quarta-feira: Toledo (1,38%) e Atlético (0,80%).

O Rubro-Negro instalou uma Embaixada Furacão na cidade do ano passado. O torcedor Humberto Tella Costa é o representante do clube em Toledo. Ele pode ser contatado pelo endereço toledo@embaixadorfuracao.com.br ou pelos telefones (45) 8805-4901 e (45) 9968-6350.

Os toledanos que torcem pelo Atlético também se reúnem em uma comunidade no orkut. É a Atleticanos em Toledo, criada em 2007.

O jogo desta quarta-feira será no Estádio Municipal 14 de Dezembro, que fica na Rua da Faculdade, próximo à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE). Veja abaixo o mapa do estádio no Google Mapas:


Exibir mapa ampliado



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…