Copel pode patrocinar camisas dos clubes paranaenses
Depois do projeto de lei que autoriza o governo do Estado através da Copel Companhia Paranaense de Energia, a investir nas obras de conclusão da Arena da Baixada, visando a adequação do projeto ao padrão da Fifa para a Copa do Mundo de 2014, proposto pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli, outra proposta de apoio ao futebol parananese envolve a estatal paranaense. Nesta quinta-feira, o deputado estadual Ademir Bier apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de indicação para a realização de um estudo de viabilidade de parceria entre a Copel e os clubes que disputam as séries A, B, C e D do futebol brasileiro.
O projeto está em fase de estudos há mais de um mês, período em que foram realizadas reuniões com o diretor-presidente da Copel, Ronald Ravedutti, bem como com os responsáveis pelo departamento de marketing do Clube Atlético Paranaense.
A princípio, o projeto destinaria R$ 5 milhões para o clube da primeira divisão, dois milhões e meio de reais para cada um dos clubes da divisão de acesso (Coritiba e Paraná) e R$ 200 mil reais a serem divididos pelos clubes da série D (Iraty e Operário Ferroviário), lembrando que em 2010 o estado do Paraná não possui representantes na série C.
Embora estes valores ainda possam sofrer alterações no decorrer dos estudos de viabilidade, o projeto visa a soma de mais de dez milhões de reais em investimentos provenientes de uma empresa pública, a propósito do que já acontece com Internacional e Grêmio (ambas equipes patrocinadas pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul) e também com o Vasco da Gama
(patrocinado pela estatal federal Eletrobrás), entre outros.
Além de beneficiar os clubes paranaenses, evitando a evasão de torcedores para clubes paulistas, cariocas e gaúchos, a medida beneficia também a Copel, por meio exposição da marca da empresa, que possui ações nas maiores bolsas de valores do mundo.
Vale ressaltar ainda que o valor a ser repassado aos clubes está bem abaixo da tabela de mídia praticada pelos grandes veículos de comunicação, se considerado o tempo de exposição da imagem.
Fonte: Assessoria Deputado Estadual Ademir Bier