Futuro promissor
Nessa semana vi um especial da Arena Sportv sobre os dados financeiros dos clubes brasileiros do ano de 2009.
Havia vários números interessantes sobre as dívidas e as receitas dos principais clubes da primeira e de alguns da segunda divisão do campeonato brasileiro.Estavam presentes o presidente do Atlético Paranaense,Guarani,Botafogo e um representante do Santos,além de dois comentaristas do programa.
O que me chamou mais a atenção são os números apresentados pelo Furacão. Apesar de ser apenas o décimo primeiro em arrecadação, com 63 milhões de reais – o Corinthians liderava com mais de 177 milhões -, estávamos a frente de clubes como o Botafogo e o Fluminense. Em relação a dívidas os números eram melhores ainda. Com apenas 1,3 milhões é praticamente nada comparando com o quarteto carioca (mais de 300 milhões de reais cada um). Mas a cereja do bolo foi o balanço dos clubes em 2009. Apenas três clubes apresentaram números positivos: O Furacão, com um saldo de mais de dez milhões, o Corinthians com metade disso e São Paulo com menos de 500 mil reais. O resto apresentou prejuízo – o Santos foi campeão com 44 milhões negativos apenas em 2009.
Muitos estão pensando… Pelo menos esses clubes conseguiram ser campeões e nos não.
É verdade! Eu também preferia dever um monte de grana e ser campeão brasileiro, da Copa do Brasil ou Libertadores.
Mas temos que pensar o que vai acontecer a partir do ano que vem. Os principais investimentos feitos pelo Atlético nesses anos estão acabando, a Arena já existe um plano para finalizar e o nosso querido CT está pronto. Vamos ter como investir em jogadores de qualidade e reforçar a categoria de base. Os investimentos em reforços que vieram depois da Copa mostraram isso, basta trazer bons jogadores que o Furacão mostra a sua força.
Eu acredito que até a Copa do Mundo em 2014 seremos campeões brasileiros e quem sabe uma Libertadores. O Atlético Paranaense tem tudo a seu favor: infraestrutura, torcida apaixonada e organização.