Vaga na Libertadores
Seja quem for, nós ou sei lá quem, o mais justo é haver uma ‘final’ valendo a Libertadores entre o 4º clube do Brasileirão e o campeão da Sul-Americana, se este for brasileiro.
PORQUE:
Pode haver injustiças, mandando um brasileiro fraco para a LIBERTADORES que não tem qualidade ou plantel melhor que o 4º representante do Brasileirão.
Solução:
Haver uma partida extra, apitada por arbitro estrangeiro, para decidir esta vaga.
O Clube campeão da SUL-AMERICANA joga com o representante nacional que tinha o aceso garantindo à vaga na Libertadores, se fosse a antiga regra.
Esta partida ‘final’, valendo a LIBERTADORES, seria apenas um jogo, na casa do campeao da SUL-AMERICANA, onde o empate é vantage da equipe da casa, ou seja, campeão da SUL-AMERICANA. Assim, como a equipe SUL-AMERICANA disputou dois campeonatos ao mesmo tempo, está tem o direito de ser beneficiada neste momento.
Para garantir que a alguma equipe esqueça o campeonato brasileiror em prol a vaga na Libertadores e viva o próximo ano alugando vagas no time para empresários, tem que haver um ítem que visa não permitir que uma equipe que sofreu descenço participe da LIBERTADORES.
BENEFÍCIO: Projeto de longo prazo nos clubes, mesmos aqueles que não tem muito dinheiro para investir, mas que irão participar da SUL-AMERICANA no próximo ano, e fazer dela uma possibilidade de chegar a Libertadores, ou seja, um projeto de 2 anos. Isto talvez faça a cultura do povo observar que projetos de longo prazo detêm maiores possibilidade de sucesso que algo de curto prazo.
Estudos é um projeto de longo prazo, trabalhar na mecânica no vizinho ou no mercado do bairro é um projeto de curto prazo, no qual o objetivo é ter $$$$.