Um leão de cada vez
O título significa para mim um marco em minha vida. Esta frase: “um leão de cada vez” foi dita por um amigo de trabalho há muito tempo, quando estava iniciando a carreira. Tinha uma vontade enorme de resolver as coisas de imediato, de sonhar com o amanhã, sem realizar o presente e por cima sem um objetivo definido.
E aí que mora a dúvida. Um objetivo definido. Qual é este nosso objetivo? Conquistar uma vaga na Libertadores ou ser Campeão do Brasileiro 2010?
Para mim o mais palpável e óbvio depois de campanhas conturbadas como esta que estamos vivendo ou revivendo novamente em 2010, seria manter ou conquistar definitivamente a vaga da Libertadores.
Estou questionando estes objetivos, pelo que se comentou durante a semana. Tem ala do time que está preocupada em conquistar a vaga na Libertadores e tem outra ala que pensa já em ser campeão Brasileiro. Sem dúvidas ambas estão certas. Pois todo e qualquer grupo esportivo deseja sempre a conquista maior, ou seja, a que está mais alcançável ou próxima de ser realizada. Nesta linha de pensamente eu fico com a ala da Libertadores.
Já que estamos entre os classificados para compor o grupo de Libertadores para 2011, para mim o óbvio é manter está classificação e se possível dentro dos nossos esforços, conquistarem um algo a mais. E aí que está encaixando-se a frase Um leão de cada vez, pois sem o foco principal do grupo neste momento que é conquistar uma vitória sobre o Fluminense, não adianta em nada ficar planejando. O presente é a nossa realidade a ser ultrapassada. A vitória sobre o Fluminense.
Daí terá outros adversários a serem eliminados e no final quando já não tiverem mais condições de nos alcançarem a gente pode pensar em uma Libertadores ou conquista do campeonato brasileiro. Até lá, o nosso principal foco é vencer os nossos adversários, pois o futuro depende do sucesso do presente.
Fica aqui um objetivo que todos não pensaram, pois estão pensando lá na frente e esquecendo-se de pensar sobre o presente.
O nosso objetivo principal é e sempre será, a vitória em cima dos nossos últimos adversários, para depois planejarmos a Libertadores ou até comemorar a conquista do Brasileiro 2010.
Não esqueçam nunca. Um leão de cada vez.