Confiança e respeito
Escrevo para alertar a todos com relação ao próximo jogo do Furacão contra o Grêmio Prudente. Ocorre que tenho visto em vários jornais, e aqui mesmo neste site e no Fala, Atleticano, muitas referências ao termo lanterna da competição toda vez que se escreve sobre nosso oponente na rodada. É um tal de conquistar a vitória sobre o lanterna, passar pelo lanterna, fazer valer o mando de campo em cima do laterna, etc.
Esse tipo de citação, a meu ver, é totalmente desnecessária, não agrega nada ao que se deseja noticiar, posto que é de conhecimento de todos a situação de cada equipe nessas alturas do campeonato. Aliás, isso apenas desmerece o oponente e até mesmo a vitória do Furacão, que é o que todos queremos. Temo também que sirva de combustível a ser usado pelo técnico adversário para incentivar sua equipe, pois muitos se utilizam disso para mexer com os brios de seus comandados. Chegam até mesmo a estampar manchetes nos vestiários como forma de desafiá-los a uma melhor performance nos jogos, a dar tudo de si para provar o contrário do que os outros pensam.
Diante do exposto, sugiro mudarmos o tom e tratar o próximo como um jogo importantíssimo que é, respeitando sobremaneira o adversário, mas SEM TEMOR. Não nos esqueçamos do não tão longínquo episódio do Erechim, em que o Levir declarou, antes do jogo, que o Atlético já estava no piloto automático, em velocidade de cruzeiro e deu no que deu.
Respeito, confiança, determinação, objetivo, concentração. É o que devemos ter para vencer os próximos obstáculos.
AVANTE FURACÃO!