18 nov 2010 - 16h30

Ministério Público vai cobrar laudos técnicos dos estádios

O Ministério Público do Paraná promoveu nesta quinta-feira (18), uma reunião para discutir a questão da segurança dos torcedores que freqüentam os estádios de futebol paranaenses para os campeonatos de 2011.

Um dos pontos principais da reunião foi a obrigação dos estádios de apresentarem ao Ministério Público os quatro laudos técnicos que atestam condição de funcionamento antes do início dos campeonatos de futebol: de segurança, de vistoria de engenharia, de prevenção e combate a incêndios e de condições sanitárias.

É através dessa documentação que os promotores de Justiça podem verificar se as unidades garantem ou não a segurança dos torcedores – se precisam ou não de interdição. Nesse ano, muitos desses documentos só foram encaminhados ao MP-PR depois das competições já iniciadas. “Para o ano que vem as Promotorias de Justiça serão bastante rigorosas quanto a isso. Quem não apresentar os laudos há tempo será acionado judicialmente pelo Ministério Público, inclusive para que o campo seja interditado”, afirma o promotor de Justiça Maximiliano Ribeiro Deliberador. Também foi acordado no encontro de hoje que não haverá mais a possibilidade de laudos para um único jogo, como ocorre em alguns municípios do interior.

Violência

A questão da violência nos estádios também foi debatida na reunião. O MP-PR apresentou às Polícias Civil e Militar demanda recebida pelo Centro de Apoio, de que, apesar de não haver mais venda de álcool dentro dos campos, muitos torcedores estariam fazendo uso de drogas durante as partidas. Foram debatidos pontos dos atuais Planos de Ação de Segurança, que são adotados nos dias de jogo, bem como discutido o cadastramento dos integrantes de torcidas organizadas.

Juizados nos estádios

Ainda hoje, durante a tarde, o procurador de Justiça Ciro Expedito Scheraiber vai acompanhar uma vistoria do Poder Judiciário nos principais estádios de futebol de Curitiba. A ideia é conhecer as unidades para verificar a viabilidade da instalação em cada campo de um posto do Juizado Especial Criminal. Essa ação complementa o trabalho iniciado em 2008 pelo MP, que à época conseguiu junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública, através de termo de ajustamento de conduta, instalar uma equipe de policiais civis com estrutura para registro de ocorrências durante os jogos, inclusive com presença de delegado.

Fonte: assessoria de imprensa MP-PR



Últimas Notícias

Opinião

VERGONHA A NÍVEL NACIONAL

A partida na noite de ontem válida pela terceira-fase da Copa Do Brasil, deixou o torcedor athleticano incrédulo, insatisfeito, indignado e por que não até…