Diálogo entre um ET e um atleticano
Atleticano: o que faz por aqui ET?
ET: Olá, trago boas energias, estou em busca de um lugar melhor para viver.
Aí desci aqui na terra e achei essa cidade interessante.
Avistei três lugares para pousar, um verde, frio, esquisito não me inspirou confiança, muito velho, parece falso e que vai cair a qualquer momento. Outro era muito pequeno, vermelho e azul sem identidade, muito fraquinho para o meu tamanho todo, aí escolhi esse aqui, vermelho e preto, moderno, bem feito dá pra ver que tem estrutura, achei que esse seria o melhor lugar, além de bonito tem a melhor atmosfera da cidade.
Atleticano: com certeza fez boa escolha.
ET: Em minha pesquisa vi que aqui peregrinam verdadeiros seguidores deste local, o que acontece nesse lugar, pela sensação parece uma Igreja, é isso?
Atleticano: Não, é outro tipo de templo, aqui adoramos o Clube Atlético Paranaense, que não deixa de ser uma religião.
ET: Vi também que além de mim a maior parte do povo daqui também preferiu esse lugar e que os grandes escritores do local, grandes atletas e personalidades importantes também seguem essa religião.
Atleticano: Verdade, a maioria absoluta.
ET: Mas parece que esse povo anda meio preocupado ultimamente o que acontece?
Atleticano: É que temos uma pessoa que cuida disso tudo, ela fica um tempo e depois sai, chama-se presidente.
ET: Fiquei sabendo que o último mudou o rumo da história desse lugar, verdade?
Atleticano: Sim, esse presidente que mudou a história ficou um bom tempo cuidando daqui e fez um trabalho muito bom, com a ajuda do presidente atual diga-se de passagem, porém depois de um tempo as verdades foram aparecendo e as coisas foram ficando obscuras, se complicando até que veio outro presidente, o atual.
ET: E essa preocupação é por isso, porque mudou o presidente?
Atleticano: Não, porque está mudando o Atlético. Antes do presidente, esse que mudou a história, as coisas eram muito difíceis, vivíamos tempos escassos mas existia uma energia visceral que mantinha uma força inigualável que sempre justificou, mesmo que só na arquibancada, nosso apelido de Furacão. Sei lá, às vezes até eu que vivo aqui me pergunto o que acontece, mas parece que alguma coisa se perdeu.
ET: Curioso, com as coisas boas vieram as ruins também, será que eles não são tão fiéis ao Atlético assim?
Atleticano: Não sei, os humanos tem seus defeitos e muitas vezes o Eu vem antes que o Nós, pesado acusar mas que a coisa ta feia ta, isso não tem como negar.
ET: Você acha que esse presidente que está aí hoje tem capacidade de reverter essa situação?
Atleticano: Sinceramente acho difícil, não o conheço pessoalmente mas sinto um excesso de orgulho quando ele se manifesta o que acaba atrapalhando o desenrolar das coisas, tem errado muito e não faz nada na prática para mudar.
ET: Pelo que você disse a situação não está assim só por culpa dele certo?
Atleticano: Certo.
ET: Então porque ele não chama o presidente anterior para ajudar?
Atleticano: Aí que está, nessa hora é que eu acho que alguma coisa se perdeu mesmo, quando a situação fica realmente complicada não vejo mais a união de antigamente, é um querendo ver o fracasso do outro principalmente dentro do clube.
ET: Com isso se perde o foco certo?
Atleticano: Certo, o problema é que não se trata de um foco empresarial qualquer e sim do sentimento de milhões de Fanáticos pelo clube, e eles estão colocando esse sentimento tão poderoso em jogo.
ET: Isso pode piorar caso eles não tomem uma atitude rápido?
Atleticano: Meu caro ET, você não tem noção de como isso pode piorar. Essa torcida é uma força avassaladora, nós disputamos um campeonato aqui que é a razão de ser de todos os clubes, considerado o mais difícil do mundo, todo ano quatro times são rebaixados, e esse ano nós corremos sérios riscos de cair, é melhor eles rezarem e trabalhar muito para isso não acontecer senão as coisas vão ficar muito pior.
ET: É estranho, cresceu, se estruturou tem boa imagem e quando parece que vai decolar retrocede, estaria sendo maldoso em dizer que parece estar faltando competência para continuar o projeto de crescimento?
Atleticano: De forma alguma, é um raciocínio lógico.
ET: Aqui na frente tem um totem com uma placa com o seguinte dizer: Não sabendo que era impossível, foi lá e fez. Porque escreveram isso?
Atleticano: Porque ninguém acharia possível fazer um estádio tão fantástico assim, mas o Atleticano obstinado foi lá e fez.
ET: Interessante. E vocês não podem usar este ideal para sair dessa?
Atleticano: Sim, mas para isso todos devem comungar dos mesmos sentimentos de luta e vontade de vencer a qualquer custo.
ET: E o time, tem jeito?
Atleticano: Pra vestir a camisa desse time tem que ser homem de verdade, situações extremas exigem medidas extremas, se o jogador não honrar tem que sair já, e a diretoria tem que tomar atitude, cortar na carne, gastar o que for preciso, mandar embora quem não presta e ser o primeiro exemplo de que não admite a ideia de ser rebaixado.
ET: Você fala como se fosse uma questão de vida ou morte.
Atleticano: Capaz ET, não se trata de uma questão de vida ou morte..
É muito mais do que isso…
Faz muito tempo que eu não acordo numa segunda feira campeão e vou na banca comprar todos os jornais com pôster.
Faz muito tempo que estou aguentando uma corja verde escrota tirando sarro dos fatos medíocres que proporcionamos.
Faz muito tempo que não vejo um time equilibrado em campo.
Faz muito tempo que não estou certo da vitória.
Faz muito tempo que perco apostas.
Faz muito tempo que somos maltratados por juízes mal intencionados sem uma resposta decente.
Faz muito tempo que não somos respeitados na baixada.
Faz muito tempo que trocamos de técnico, o Givanildo pelo Roberto Fernandes pelo Vadão, pelo Sergio Soares, pelo Antonio Lopes, pelo… Meu deus do céu ele está aqui de novo…
Faz muito tempo que não temos um ídolo.
Faz muito tempo que meu filho de dois anos e meio ainda não foi campeão.
Faz muito tempo que vejo essa imprensa FDP nos tratar como time de segunda.
ET: Nossa, você está nervoso, relaxe, tente esquecer um pouco disso tudo.
Atleticano: Não dá ET, Atleticano é assim, está no sangue, fanático, loucamente apaixonado, do útero ao túmulo.
Faz muito tempo que estou cansado disso tudo ET.