24 nov 2012 - 21h58

Clube sofreu dificuldades, mas se reergueu na competição

A conquista do retorno à Série A do Campeonato Brasileiro não foi fácil. O Atlético enfrentou dificuldades, perdeu jogos para equipes de expressão muito menor, mudou de estádio e passou por algumas crises. Em determinado momento, o G4 ficou tão distante que os menos otimistas chegaram a questionar a possibilidade de obter o acesso logo no primeiro ano de disputa da Série B.

Mas o Atlético não se abateu. Jogadores e torcida estiveram juntos na caminha e as vitórias foram devolvendo a confiança e reacendendo a chama da esperança. Mantendo uma sina dos últimos anos, o Furacão fez uma campanha muito melhor no segundo turno e compensou os pontos desperdiçados no início da caminhada.

Zona de rebaixamento

Hoje a hipótese parece impensável, mas o Atlético chegou a estar na zona de rebaixamento para a Série C. Provisoriamente, é verdade, mas isso aconteceu na 9ª rodada, depois da derrota para o América, em Belo Horizonte, por 3 a 2 (clique aqui para relembrar como foi). Naquela ocasião, a equipe tinha um jogo a menos do que os demais concorrentes, em função do adiamento da partida contra o Ipatinga. Com essa desvantagem e a sequência de cinco jogos sem vitória, o Atlético atingiu o fundo do poço neste campeonato: a 17ª colocação, na ZR para a Série C.

Mas a recuperação veio logo em seguida, com três vitórias consecutivas, incluindo o jogo atrasado contra o Ipatinga. Com isso, o time se estabilizou na zona intermediária, ocupando entre a 9ª e a 11ª colocação.

A disparada aconteceu justamente no final do primeiro turno, com quatro vitórias seguidas. O Furacão terminou o turno em 6º lugar, credenciando-se à briga por uma vaga entre os quatro melhores. A entrada em definitivo no G4 aconteceu na 31ª rodada, com a importante vitória em Salvador sobre o Vitória por 2 a 0 (clique aqui para relembrar como foi). A matéria da Furacao.com vaticinou o que aconteceria dali para frente: "O Atlético venceu o Vitória por 2 a 0, em Salvador, e chegou novamente ao G4 da Série B do Campeonato Brasileiro – desta vez, para ficar".

Confira abaixo o gráfico que representa a classificação do Atlético rodada a rodada:

Em preto, a classificação percorrida pelo Atlético, considerando o jogo atrasado contra o Ipatinga somente a partir da 10ª rodada. Em vermelho, a classificação oficial do campeonato.




Últimas Notícias

Opinião

VERGONHA A NÍVEL NACIONAL

A partida na noite de ontem válida pela terceira-fase da Copa Do Brasil, deixou o torcedor athleticano incrédulo, insatisfeito, indignado e por que não até…