11 fev 2013 - 22h36

Novo reforço foi revelado na base do Barcelona

Novo reforço do Atlético para a temporada 2013, o espanhol Fran Mérida foi revelado pelas categorias de base do Barcelona, a La Masia. Considerada uma das principais escolas do futebol mundial na atualidade, o departamento de formação do clube espanhol já formou no passado nomes como Guillermo Amor e Josep Guardiola ou mais recentemente alguns dos mais consagrados jogadores de futebol do mundo, como Messi, Xavi, Puyol, Iniesta, Fabregas, Pedro e o goleiro Valdés.

Nascido em Barcelona em 1990, Mérida chegou ao FC Barcelona aos 8 anos, para treinar com os garotos das categorias de base do clube espanhol. No entanto, não chegou a se profissionalizar pelo clube catalão, sendo transferido em setembro de 2005 para o Arsenal, da Inglaterra, por intermédio do empresário Joseba Díaz, o mesmo agente de Fabregas.

No Arsenal, clube no qual Mérida atuou na base e também no profissional, foi também o time que atuou o ex-diretor de futebol do Atlético, Sandro Orlandelli. Ele trabalhou no clube inglês por dez anos, como olheiro para a América Lantina.

Apenas em 2007, dois anos após chegar a Inglaterra, Mérida se profissionalizou pelo Arsenal, permanencendo no clube por mais três temporadas. Nesse período, chegou a atuar por uma curta temporada, em 2008, pelo Real Sociedad. Em 2010, transferiu-se ao Atlético de Madrid, da Espanha, sendo emprestado ao Braga, em 2011. Em 2012 foi contratado pelo Hércules, também da Espanha.

Agora, o atleta tem a primeira oportunidade no fiutebol fora do Velho Continente, para defender por uma temporada o Atlético Paranense.

La Masia

A categoria de base do Barcelona é conhecida como La Masia, numa referência à residência fixa para os jogadores das categorias de base do clube. O local foi oficialmente designado como casa para os jovens talentos do clube espanhol em 1978, pelo então recém-eleito presidente Josep Lluis Núñe.

Além de reestruturar as categorias de base do Barcelona, o presidente tinha outras metas ousadas de redimensionar o clube, como projetos para a expansão do Camp Nou (com capacidade ampliada de 78 mil para 106 mil pessoas), a inauguração do Mini Estadi, em 1982, além da abertura do Museu do Barcelona, em 1984, e de contratações de impacto, como, por exemplo, a do astro argentino Maradona.

No entanto, o casarão de La Masia foi construído muito tempo antes, em 1702, formado por pedra simples, situado em Les Cortes, distrito de Barcelona, e funcionando omo ponto de encontro dos arquitetos, visitantes VIP e trabalhadores que estavam mobilizados na construção do estádio Camp Nou, inaugurado em 1957.

Logo depois, as portas da casa foram fechadas para uma longa reforma que durou até 1966, quando o então presidente do clube, Eric Llaudet, reabriu o local, que funcionou como escritório central até 20 de outubro de 1979, quando se tornou o lar dos atletas das categorias de base do clube.

Atualmente, La Masia tem capacidade para abrigar 60 garotos, com idades entre 13 e 19 anos, sendo 12 no casarão e 48 em dormitórios próximos ao estádio. O local tem dois andares e ocupa, ao todo, uma área de 610 m², com sala de estar, refeitório, vestiários e até uma biblioteca com acesso à internet.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…