Confira a análise tática do São Paulo
Na noite desta quinta-feira, o Atlético vai até o Morumbi para enfrentar o São Paulo, na partida que fecha a 14ª rodada do Brasileirão. Em momentos distintos na temporada, o Furacão vem num ótimo momento, com oito partidas de invencibilidade e com um salto na tabela de classificação do campeonato. Já o tricolor paulista vive uma das maiores crises da sua história, sem vencer uma partida oficial desde o dia 29 de maio, quando derrotou o Vasco da Gama. Nesta má fase são três empates e dez derrotas (contabilizando a Copa Suruga, que é considerado um torneio oficial). Enquanto o Furacão entra em campo querendo a sua vaga no G4, o São Paulo precisa vencer para afastar a má fase e se aproximar de Portuguesa, Criciúma e Santos. Mesmo que vença, o São Paulo permanece na 19ª colocação na tabela.
O Rubro-negro vai até a capital paulista depois de um bom jogo diante do Internacional, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, quando teve o placar favorável em duas oportunidades e acabou cedendo o empate no final do confronto. Vagner Mancini confirmou que Paulo Baier será titular no Morumbi e, com isso, deverá manter a mesma base que iniciou a partida no Rio Grande do Sul. Pelo lado do tricolor paulista, o treinador Paulo Autuori terá apenas o desfalque do lateral-direita Douglas, que recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para a Portuguesa e no seu lugar entrará o garoto Lucas Farias.
Além do desfalque de Douglas, Autuori não poderá contar com os zagueiros Edson Silva e Paulo Miranda, além do lateral-esquerda Thiago Carleto e do volante Denilson. Com estes cinco desfalques, Autuori tem treinado durante a semana com a mesma equipe que iniciou o confronto diante da Lusa, apenas promovendo a alteração na lateral-direita.
Autuori deverá colocar o São Paulo em campo no 4-4-2, com a meia cancha com Wellington na primeira proteção do sistema defensivo do tricolor paulista e dará mais liberdade para Fabrício. Na articulação das jogadas, Jadson será o principal responsável pela criação das jogadas e Lucas Evangelista deverá chegar como meia-atacante mais infiltrado pela esquerda do ataque são-paulino, com Aloísio atuando entre a meia-lua e a ponta-direita e Luís Fabiano como jogador de referência no ataque paulista. Jadson e Lucas Evangelista terão a responsabilidade de dar trabalho ao sistema defensivo rubro-negro, com uma rápida movimentação e podem dar trabalho ao goleiro Wéverton com arremates de média distância.
Escalações
São Paulo*: Rogério Ceni; Lucas Farias, Rodrigo Caio, Rafael Tolói e Reinaldo; Wellington, Fabrício, Jadson e Lucas Evangelista; Aloísio e Luís Fabiano.
Atlético-PR*: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; João Paulo, Bruno Silva, Everton e Paulo Baier; Marcelo e Dellatorre.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.
Fique de olho: Jadson e Luis Fabiano. Mesmo com a má fase do tricolor paulista, estas são as principais armas da equipe do Morumbi. Jadson tem uma capacidade de criação e articulação de jogadas que podem fazer a diferença para o São Paulo. Luís Fabiano é aquele jogador que pode decidir o jogo com uma bola.
Caminho da vitória: As subidas de Pedro Botelho ao ataque. O lateral-esquerda do Furacão deverá ter muita liberdade no setor ofensivo e as triangulações devem trazer um excelente resultado positivo ao rubro-negro, além de ter Rodrigo Caio, um volante que está atuando de modo improvisado na zaga são-paulina. Dellatorre poderá ter fundamental importância nas bolas alçadas na área.