7 dez 2013 - 15h01

Veja a matemática para a classificação à Libertadores 2014

O Atlético entra em campo neste domingo para tentar pela quarta vez na história uma vaga na Libertadores da América. O clube já disputou a competição em três oportunidades (2000, 2002 e 2005), chegando à final na última vez, contra o São Paulo.

Para conseguir a vaga sem depender de nenhum outro resultado, o Rubro-Negro precisa vencer o Vasco, na Arena Joinville. Nesta situação, pode até mesmo chegar ao vice-campeonato Brasileiro, dependendo de uma derrota do Grêmio contra a Portuguesa.

Confira a matemática para a classificação atleticana à Libertadores:

SE O ATLÉTICO VENCER O VASCO:
Vencendo por qualquer placar, o Atlético garante a vaga na Libertadores na 3ª ou 2ª posição. Para chegar ao vice-campeonato, precisaria além de vencer, torcer pela derrota do Grêmio contra a Portuguesa, no Canindé – o time paulista ainda precisa de um empate para afastar qualquer risco matemático de rebaixamento. Neste caso, o Atlético ultrapassaria no saldo de gols – tem hoje 12 gols de saldo, contra 7 dos gaúchos.

SE O ATLÉTICO EMPATAR COM O VASCO:
O empate pode garantir o 3º lugar ao Furacão. Isso porque o time chegaria aos 62 pontos e só poderia ser igualado pelo Goiás (hoje com 59 pontos), que precisaria golear o Santos no Serra Dourada por pelo menos seis gols para tomar o 3º lugar do Atlético – o Atlético tem 12 gols de saldo contra 7 do Goiás.

SE O ATLÉTICO PERDER PARA O VASCO:
Em caso de derrota, o Atlético corre sérios riscos de não conseguir a vaga, podendo na pior das hipóteses despencar para a quinta colocação – para isso, Goiás, Botafogo e Vitória precisariam vencer seus jogos. Para garantir a vaga mesmo perdendo, os atleticanos precisariam torcer por pelo menos um empate de Goiás e Botafogo e o Vitória não vencer por mais de quatro gols o Atlético-MG. Dessa forma o time ficaria na terceira colocação. Outra possibilidade é arriscar uma vaga em 4º colocado, precisando para isso que Goiás ou Botafogo pelo menos empatem seus jogos – além do Vitória não vencer por mais de quatro gols.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…