O colunista e a verdade absoluta
A liberdade de expressão confere a todos o benefício de dizer o que acham que devem. Cabe a pessoa que diz, ou escreve, antes de tudo, saber defender pontos de vista com respeito, de maneira digna e verdadeiramente coerente, usando, preferencialmente, algo que está fazendo muita falta ultimamente, a tal da empatia. Trata-se de conseguir se posicionar com os olhos do seu interlocutor, buscar saber por que a opinião do outro é diferente da minha e compreender seu posicionamento. Mas isso é capacidade de pouquíssimas pessoas, assim como saber dizer as coisas, não é pra qualquer um.
Defender pontos de vista é normal, anormal é querer enfiar goela abaixo concepções pseudo infalíveis pra não dizer pusilânimes, como se houvesse apenas um lado portador da coerência irretorquível. Esse tipo de auto-afirmação é característica perene de alguns nunca hesitantes portadores da verdade absoluta.
Não sou o único aqui impressionado com o nuevo colunista e seu trato com seus irmãos de bandeira. A cada nova coluna um desfile de conhecimento histórico dispensável pra contextualizar e impressionar seguido de uma presunção assustadora.
Sou fã do MCP, mas nem por isso quis o continuísmo no clube. Muitas coisas se perderam no caminho, inclusive muita gente que ajudou nessa revolução, que foi encabeçada por um, mas feita por muitos. Estou certo do colossal projeto que já foi deflagrado, das melhores intenções, mas como tudo na vida, nem todos os nossos sonhos se tornam realidade, nem tudo dá certo, e há um momento de cedermos lugar a alguém que traga nova força pra seguir adiante com novas idéias.
Em hipótese alguma abriria mão de ter MCP, ainda que nos bastidores, prestando serviços ao clube. Seria um grande desperdício dispensar alguém com tal preparo e influência. Entretanto, nem por isso acho que isolar alguém no poder vai resolver algo. Aconteceram muitos acertos, mas não foram poucos os imensos equívocos ocorridos nos últimos tempos que nos causaram cansaço, desgaste e decepção.
Pulso forte é uma coisa, autoritarismo é outra. De outra forma, a riqueza está na diversidade, no pluralismo de idéias, inclusive, na opinião diferente. Gostaria de lembrar que o próprio MCP reconheceu equívocos e voltou atrás, atitude honrada, corajosa e correta.
Por isso mesmo não posso admitir que alguém venha aqui me pregar a verdade absoluta como se não houvesse nenhuma nova forma de pensar, de fazer, de agir. Como se estar desse lado fosse inteligente, e estar do outro fosse ignorante. Estamos do lado do Atlétic, e temos todos nossa individualidade de opiniões. Não pretendo abrir o site pra ler um texto ofensivo com profusões ideológicas mal dirigidas e descuidadas.
Algumas frases consagradas parecem ser bem pertinentes no momento, como:
Nunca vi um imbecil hesitar e toda unanimidade é burra,
principalmente àqueles que querem ignorar a própria ignorância duvidando da inteligência alheia.