Geninho: técnico ou treinador?
Esses dias, vendo um programa do SporTv, não me lembro agora qual deles, um dos comentaristas presentes disse que existem técnicos e treinadores. E que são coisas diferentes. Foi mais além: citou a diferença.
O técnico é aqueles que se preocupa com o esquema tático, com a forma da equipe atuar. Define se serão 2 ou 3 zagueiros de área, se serão 2, 3 ou 4 cabeças de área, e assim por diante.
O treinador, por sua vez, é aquele que se preocupa com o jogador. Que se preocupa com as cobranças de escanteio. Não se vai ser batido no primeiro ou no segundo pau… mas se quem vai bater sabe colocar a bola aonde ele quer. E se o jogador mais indicado não sabe por a bola onde deveria, ele ‘treina’ o jogador. Ele ‘treina’ os zagueiros cabeças de área para marcarem e efetuarem os desarmes sem cometerem faltas. Ele ‘treina’ os atacantes a cabecearem de olhos abertos, os armadores a acertarem seus passes e assim por diante. Aí voces me dirão:” caro Lauro, tem coisas que são essenciais e um atleta profissional tem obrigação de saber.” E eu direi: concordo plenamente com vocês. Só que um Michael Phelps da vida não treina apenas cair na piscina e sair dando braçadas. Um campeão de salto em altura não sai pulando por cima de tudo que ele vê pela frente. Eles treinam… treinam… e treinam !!!
Digo isso, amigos, porque qualquer um que entende um pouco de futebol, que sabe ou que soube jogar futebol, ao ver um jogador como o Márcio, já percebe que ele é um cara habilidoso. E esse é, a meu ver, o primeiro passo para um jogador de futebol se tornar um craque.
Só que técnicos não se preocupam com isso… técnicos se preocupam com a equipe, se esquecendo muitas vezes que ela é a soma dos 11 atletas que estão em campo, e que quanto mais craques estiverem em campo, melhor será sua equipe.
Márcio é impetuoso, parte para cima, cruza, bate em gol. E então eu lhes pergunto: será que sua posição ideal é mesmo a de ala ou lateral esquerdo? Lembram do Edno que passou por aqui e queria jogar no meio campo e só jogava de lateral ou ala esquerda ? Quem acompanha futebol sabe que ele arrebentando como atacante na Portuguesa.
Geninho, se for um pouco gênio mesmo, vai pensar nessas minhas palavras, e ‘acordar’ para o fato que ele tem uma jóia bruta nas mãos, mas que tem que ser labidada. Talvez o Márcio seja atacante, ou meia, ou coisa que o equivalha…mas que ele é craque, qualquer um vê… aí vale o faro, o olho do treinador…
Será que o Geninho encara o desafio ???