5 maio 2009 - 11h35

Capa em xeque

Qual o limite entre a irreverência e a falta de respeito? Esse debate se tornou o assunto principal nas conversas entre torcedores atleticanos nos últimos dias. A discussão teve início após a publicação da capa do jornal Tribuna do Paraná no último dia 27 de abril, após a derrota do Atlético por 4 a 2 no clássico Atletiba, na Arena da Baixada. Se vencesse o jogo, o Furacão seria campeão. Com a derrota, a conquista do troféu foi adiada por uma semana. A capa da Tribuna que circulou no dia seguinte adotou uma combinação texto e imagem bastante polêmica: o atacante Júlio César caído no gramado, com a manchete principal estampada no atleta – “De 4”.

Ofensiva? Arte pura? Provocativa? Resumo do resultado? De mau gosto? As opiniões são diversas, mas o fato é que essa capa provocou uma imediata reação da torcida atleticana. Desde a publicação, houve dois jogos na Arena da Baixada. Em ambos, a torcida gritou coros uníssonos contra a Tribuna do Paraná. Faixas e panfletos distribuídos no estádio completaram a reação, que prevê um boicote rubro-negro ao jornal. "Não leia a Tribuna do Paraná. Ela é suja, imoral e desrespeita a nação atleticana", diz o texto do panfleto distribuído pelo ETA.

Além das ações dos torcedores, a diretoria do Atlético já se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Nota divulgada no site oficial do clube demonstrou o repúdio e a indignação do Atlético Paranaense quanto à publicação da capa, considerada “grosseira e altamente ofensiva”. O texto, assinado pelo presidente Marcos Malucelli, considera que aquela capa do jornal “agride não só ao Clube, ao jogador fotografado e à massa de atleticanos, como também à comunidade paranaense em geral”. A nota revela ainda a insatisfação do clube com relação às explicações fornecidas pelo diretor de redação da Tribuna, Rafael Tavares, no dia seguinte. Além disso, o Atlético deixou de publicar seus comunicados oficiais (editais de convocação) no jornal, coisa que tradicionalmente fazia.

A proposta de boicote parece ganhar amplo apoio dos atleticanos. Enquete da Furacao.com pergunta aos leitores se eles aprovam um boicote à Tribuna do Paraná. Até o momento, participaram da pesquisa mais de seis mil internautas, sendo que 87,8% concordam com a iniciativa.

Jornal sai perdendo

A polêmica capa causará repercussão nas vendas da Tribuna do Paraná. O jornal, que sobrevive graças às verbas de anunciantes e vendas em bancas (não há assinaturas do veículo), perderá a sua principal fatia de público com o boicote atleticano. Segundo pesquisa divulgada em 2006 pelo jornalista Marcus Vinicius Gomes, em sua coluna então publicada no Jornal do Estado, as vendas do jornal Tribuna do Paraná crescem em maior quantidade com as vitórias do Furacão do que com as de outros clubes da capital.

Segundo o texto, no dia seguinte às vitórias do Paraná Clube a circulação da Tribuna se mantém estagnada. Após as vitórias do Coritiba, as vendas crescem na margem de 20%. Mas o jornal vende muito mais logo depois de triunfos rubro-negros. Uma notícia boa sobre o Atlético causa repercussão imediata e as vendas crescem em 50% em relação à circulação normal.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…