8 jul 2010 - 18h25

Atlético acerta parceria com o Dínamo Minsk, da Bielorrússia

Nesta quinta-feira, o presidente Clube Atlético Paranaense, Marcos Malucelli, assinou acordo de colaboração com o FC Dínamo Minsk, principal clube da Bielorrússia. O objetivo principal do acordo é colaborar mutuamente com o desenvolvimento de atletas, troca de experiências e possíveis intertemporadas. Além de parceria com as Escolas do CAP, clínicas de futebol e possíveis amistosos. Em princípio, o acordo será válido por seis meses.

FC Dínamo Minsk

O FC Dínamo Minsk é o principal clube da atual Bielorrússia, sendo o único time do país a ter disputado a divisão principal do extinto campeonato soviético, do qual venceu a edição de 1982. Foi criado em 1927 e em 1954 foi fechado, sendo reaberto no mesmo ano como Spartak Minsk. Cinco anos depois, adotaria o nome de Belarus Minsk, adotando o “Dínamo” no nome em 1962. Com a conquista do campeonato soviético de 1982, classificou-se pela primeira vez para um campeonato europeu, a Copa dos Campeões da UEFA – atual Liga dos Campeões -, na temporada 83/84.

A vitrine do título e da competição européia permitiu que jogadores bielorrussos passassem a integrar a Seleção Soviética em torneios oficiais da FIFA. Após a independência da Bielorrússia com a desintegração da União Soviética, tornou-se o maior vencedor do campeonato local, com 7 títulos, o último em 2004.

Bielorrússia

A Bielorrússia ou Rússia Branca é um país localizado na Europa Oriental. Sem acesso ao mar, faz fronteira com a Rússia a leste, com a Ucrânia ao sul, com a Polónia a oeste e com a Lituânia e a Letônia a norte. Sua capital é a cidade de Minsk. Um terço do país é coberto por florestas e a agricultura e manufatura são os setores mais desenvolvidos da economia bielorrussa. Mais de 80% da população são de nativos bielorrussos, com uma pequena minoria de russos, ucranianos e poloneses. O país atualmente tem duas línguas oficiais: Bielorrusso e russo.



Últimas Notícias

Opinião

Oitenta vezes Sicupira

De bicicleta, de voleio, de sem pulo. Driblando pra cá, pra lá ao som da torcida. De direita, de esquerda  e de cabeça. De fora…