26 jul 2013 - 18h45

Confira a análise tática da Portuguesa

O Atlético vai até o Estádio Doutor Osvaldo Teixeira Duarte (o Canindé) neste sábado para enfrentar a Portuguesa, em confronto válido pela nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2013.

A Lusa vem tendo uma temporada conturbada, de reconstrução, e que tem como objetivo claro brigar para se manter na elite do futebol brasileiro. Depois de conquistar o título da Série A2 do Campeonato Paulista (2ª Divisão), a equipe buscará brigar até a última rodada para garantir a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro para a próxima temporada.

A equipe da Portuguesa é comandada por Edson Pimenta, apelidado como Coronel Pimenta. O principal jogador do elenco da Lusa, o lateral-direito Luis Ricardo, não deverá atuar no sábado, já que está em negociações com o São Paulo. Sem Luís Ricardo, quem deverá ter atenção especial é o meio-campista Marcelo Cañete, que deverá dar muito trabalho para os volantes do Furacão.

Sem a confirmação dos relacionados pelo lado da Portuguesa para o duelo deste sábado, fica a dúvida no esquema tático que a equipe paulista atuará diante do Furacão. As opções possíveis são o 4-5-1 e o 4-4-2. Caso a equipe rubro-verde jogue no 4-5-1, Cañete atuará como um meia avançado e Bruno Moraes no comando do ataque. Se optar por jogar com dois atacantes de ofício, Pimenta deverá colocar Cañete na meia cancha, com a principal responsabilidade na armação das jogadas e deixará Bruno Moraes e Neílson (ou Matheus) como os dois jogadores de ataque.

A mais provável armação tática da Portuguesa será o 4-5-1, com Cañete compondo a meia cancha e auxiliando na marcação, com saída em velocidade para tentar surpreender o sistema defensivo do Furacão. Sem Luis Ricardo, a criação da equipe paulista ficará com Cañete, Jean Mota e Souza. Jean Mota tem feito boas partidas atuando pela ala direita e pela sua velocidade, aparece quase como um ponta no ataque, mas peca na marcação e poderá deixar espaço para a saída rápida de Pedro Botelho.

Escalações

Portuguesa: Lauro; Ivan, Lima, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Correa; Jean Mota, Cañete e Souza (Neílson); Bruno Moraes.
Atlético-PR*: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Juninho, Bruno Silva, João Paulo; Paulo Baier (Zezinho); Marcelo e Éderson.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: Jean Mota e Cañete podem aproveitar os espaços e a frágil marcação de Pedro Botelho. Mesmo com três volantes, Botelho não é confiável e precisará de uma boa cobertura. Cañete e Bruno Moraes não tem medo de arriscar e devem tentar diversos arremates de média distância.

Caminho da vitória: Pelo meio da zaga da Lusa, em velocidade. Os zagueiros Lima e Valdomiro e os volantes Ferdinando e Correa não são mais jovens e deverão ter dificuldades para segurar Marcelo e Ederson em plena forma. Jogadas devem surgir dos pés de Paulo Baier, com passes precisos para que os atacantes rubro-negros usem a velocidade como fator diferencial em busca da vitória. Pedro Botelho poderá atacar e terá facilidade para passar pelo lateral-direito Ivan, que não tem tanta qualidade na marcação e no desarme.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…